A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA

Autores

  • EDVONETE SOUZA DE ALENCAR Secretaria Estadual e Professora de Educação Infantil do Municipal de São Paulo

Palavras-chave:

Educação Matemática, Saberes docentes, Aprendizagem

Resumo

O artigo apresenta um estudo que teve como cenário investigativo a comparação entre duas escolas que obtiveram um avanço significativo de proficiência nos anos de 2008 a 2012 em uma avaliação externa. Nosso objetivo foi investigar quais são as influências dos saberes docentes para que ocorra a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Aplicamos um questionário, uma entrevista e recolhemos atividades com professores do5° ano, segmento avaliado. Referenciamo-nos aos autores do Conhecimento Profissional Docente: Shulman, Ball e Bass e Tardif, assim como a Vergnaud para nos embasar quanto ao objeto matemático. Percebemos que o estudo e uso adequado dos materiais disponibilizados pela Secretária da Educação, assim como a complementação com atividades contextualizadas são fatores significativos no desempenho dos alunos desta escola.

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Biografia do Autor

EDVONETE SOUZA DE ALENCAR, Secretaria Estadual e Professora de Educação Infantil do Municipal de São Paulo

Mestra em Educação Matemática pela UNIBAN. Doutoranda em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora do Ensino Fundamental da Secretaria Estadual e Professora de Educação Infantil do Municipal de São Paulo. Área de pesquisa: educação matemática, campo multiplicativo, anos iniciais e modelagem matemática e educação. 

Referências

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Publicado

2013-12-09

Como Citar

SOUZA DE ALENCAR, E. . (2013). A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 39–60. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1330

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