ENSINO RELIGIOSO E PRÁTICAS RELIGIOSAS NO GRUPO ESCOLAR MINAS GERAIS EM UBERABA/MG (1944 A 1962)

Autores

  • MARILSA APARECIDA ALBERTO ASSIS SOUZA Universidade Federal de Uberlândia
  • BETÂNIA DE OLIVEIRA LATERZA RIBEIRO Universidade Federal de Uberlândia
  • SONIA MARIA DOS SANTOS Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8714

Palavras-chave:

História e memória educacional, Práticas religiosas no Grupo Escolar Minas Gerais, Ensino primário

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa que teve como escopo conhecer o funcionamento do Grupo Escolar Minas Gerais, situado no município de Uberaba (MG), tem como objetivo identificar as práticas religiosas disseminadas nesta instituição entre os anos de 1944 a 1962 e compreender porque a escola enfatizou tais práticas em um momento de intensos debates pela laicização do ensino. Neste período, a instituição realizou reuniões pedagógicas quinzenais, cujos registros foram feitos em atas. O percurso metodológico utilizado neste trabalho se deu pela análise destas atas, referentes a 210 reuniões. O referencial teórico ancora-se em vários pesquisadores como Araújo e Inácio Filho (2005), Cury (2004), Freitas e Biccas (2009), Le Goff (2003), Souza (1998), Viñao Frago (2001), Skidmore (1976) entre outros. Pela análise das atas foi possível constatar a opção da instituição não só pela oferta da disciplina do ensino religioso, mas pelo cuidado em tornar o ambiente escolar um espaço eminentemente católico, o que poderia ser notado nos símbolos religiosos dispostos pela escola, nas orações que precediam as reuniões pedagógicas, nas missas que demarcavam as solenidades escolares, etc. Conclui-se que a inserção destas práticas religiosas no ambiente escolar deve-se à forte tradição católica presente no município de Uberaba e no estado de Minas Gerais. Embora focalizando uma instituição específica do estado mineiro, este trabalho pretende somar-se a outros que tratam de temáticas semelhantes, oferecendo elementos para a compreensão das práticas religiosas disseminadas em instituições públicas primárias ao longo da história e da memória da educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARILSA APARECIDA ALBERTO ASSIS SOUZA, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. 

BETÂNIA DE OLIVEIRA LATERZA RIBEIRO, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Uberlândia. 

SONIA MARIA DOS SANTOS , Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Uberlândia. 

Referências

ARAÚJO, J. C. S.; INÁCIO FILHO, G. Inventário e interpretação sobre a produção histórico-educacional na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: da semeadura à colheita. In: GATTI JÚNIOR, D.; INÁCIO FILHO, G. (Orgs.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas: Autores Associados; Uberlândia: Ed. UFU, 2005. p. 153-191.

BASSI, A. C. Fragmentos do mosaico escola-cidade-nação: moralidades no Grupo Escolar “João dos Santos” (1930-1946). Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del Rei, 2012.

BRASIL. Constituição (1934). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, 1934. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm. Acesso: jun. 2014.

______. Constituição (1937). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil.Rio de Janeiro, 1937. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao37. htm. Acesso: jun.2014.

______. Decreto-Lei n. 8.529, de 2 de janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Primário. Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decretolei-8529-2-janeiro- 1946-458442-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso: jun. 2014.

CAMPOS, M. R. M. de; CARVALHO, M. A. de. A educação nas constituições brasileiras. Campinas (SP): Pontes, 1991.

CURY, C. R. J. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação. Set/Out/Nov/ Dez 2004, n. 27.

FERREIRA, M. J. A prática do assistente social na Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes: uma experiência no município de Uberaba/MG. Dissertação (Mestrado em Serviço Social). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista. Franca, 2012.

FISCHER, B. D. A professora primária nos impressos pedagógicos (de 1950 a 1970). In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Vol. III – Coleção Século XX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p. 324-335.

FREITAS, M. C.; BICCAS, M. de S. História Social da Educação no Brasil (1926- 1996). São Paulo: Cortez, 2009.

JUNQUEIRA, L. de S.; CANDIÁ, M. A. A. Instruindo o bom cristão: Um estudo sobre o ensino religioso através das excursões do grupo escolar José Rangel – Juiz de Fora /MG (1949-1960). Educação em Foco: revista de educação. Edição especial: Centenário de formação dos Grupos Escolares: Juiz de Fora, 1907-2007. Juiz de Fora: Editora UFJF,2008.p. 373-392.

LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 2003.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Grupo Escolar Minas Gerais (GEMG). Atas das reuniões das professoras: 15/07/1944 a 06/07/1946. Uberaba.

______. Atas das reuniões das professoras: 15/07/1944 a 06/07/1946.

______. Atas das reuniões das professoras: 27/07/1946 a 06/11/1948.

______. Atas das reuniões das professoras: 05/02/1949 a 06/10/1951.

______. Atas das reuniões das professoras: 21/08/1954 a 17/03/1956.

______. Atas das reuniões das professoras: 03/05/1956 a 06/09/1958.

______. Atas das reuniões das professoras: 17/09/1961 a 23/05/1964.

______. Livro da ata de instalação e recorte diversos: 1944 a 1960.

SOUZA, R. F.de. Templos de Civilização: A implantação da escola primária graduada no estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: UNESP, 1998.

______. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX (ensino primário e secundário). São Paulo: Cortez, 2008.

SKIDMORE, T. E. Brasil: de Getúlio Vargas a Castelo Branco (1930- 1964). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

VIÑAO FRAGO, A.; ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

Downloads

Publicado

2014-04-29

Como Citar

ASSIS SOUZA, M. A. A. ., DE OLIVEIRA LATERZA RIBEIRO, B. ., & DOS SANTOS , S. M. . (2014). ENSINO RELIGIOSO E PRÁTICAS RELIGIOSAS NO GRUPO ESCOLAR MINAS GERAIS EM UBERABA/MG (1944 A 1962). Linguagens, Educação E Sociedade, (30), 109–126. https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8714

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.