AS CONTRIBUIÇÕES DE EMÍLIA FERREIRO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EMÍLIA FERREIRO E ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • GERALDO EUSTÁQUIO MOREIRA Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Emilia Ferreiro, construtivismo e alfabetização, psicogênese da língua escrita

Resumo

O presente artigo integra-se, epistemologicamente, no âmbito da Educação em geral e, em termos mais restritos, alicerça-se nas proposições da piagetiana Emília Beatriz Maria Ferreiro Schavi sobre o construtivismo e os processos de alfabetização. Teve como objetivo identificar as contribuições de Emília Ferreiro sobre os fatores estruturantes da construção da linguagem oral e escrita no processo de alfabetização. As diversas leituras realizadas, tendo como referencial teóricometodológico as obras de Emilia Ferreiro, evidenciaram, por um lado, a presença marcante das ideias ferreirianas, bem como suas contribuições, mas, também por outro lado, as manifestações de dúvidas e críticas acerca do pensamento construtivista sobre alfabetização, resultante das pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita desenvolvidas pela pesquisadora.

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Biografia do Autor

GERALDO EUSTÁQUIO MOREIRA, Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor Adjunto da Universidade Federal do Goiás. 

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Publicado

2014-10-28

Como Citar

EUSTÁQUIO MOREIRA, G. . (2014). AS CONTRIBUIÇÕES DE EMÍLIA FERREIRO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EMÍLIA FERREIRO E ALFABETIZAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, (31), 30–45. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1300

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