FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS A DISTÂNCIA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS IMPLEMENTADAS NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS

Autores

  • ROSANE CARNEIRO SARTURI Universidade Federal de Santa Maria
  • NAILA COHEN POMNITZ Escola Municipal de Educação Infantil Nosso Lar
  • FERNANDA CRISTOFARI MACHADO rede municipal de ensino de Jaguari
  • ELIZIANE TAINÁ LUNARDI RIBEIRO rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8625

Palavras-chave:

Formação de professores, EaD, Políticas Públicas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o contexto das políticas públicas inerentes a formação de professores na modalidade a distância, considerando as competências e habilidades necessárias a formação inicial, observando o projeto pedagógico de um curso de Pedagogia a distancia de uma instituição federal de ensino superior (IFES) do Rio Grande do Sul (RS). Para tanto, realizou-se um estudo documental e bibliográfico como forma de inferir conceitos relacionados à formação de professores e a Educação a Distância (EaD), bem como pesquisa na base de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no que concerne aos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do ano de 2011. A base teórica constituiu-se de documentos legais do Governo Federal, bem como de autores como Arroyo (2000), Freire (1995, 1996), Perrenoud (2000, 2002), Imbernón (2009, 2010), entre outros. A metodologia proposta contempla uma abordagem quantiqualitativa (TRIVINÕS, 2008), através da análise documental das políticas públicas educacionais atuais para a formação de professores e dos dados coletados através da plataforma do INEP. Para compreender os dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2011) como forma de ler criticamente os objetos que constituem o escopo desta pesquisa. Por meio das análises realizadas observou-se que, os avanços tecnológicos no sistema educacional têm incentivado a criação e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para programas de educação a distância, pois as tecnologias proporcionam novas condições de produção e construção de conhecimentos.

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Biografia do Autor

ROSANE CARNEIRO SARTURI, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Professora Associada I do Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria. 

NAILA COHEN POMNITZ, Escola Municipal de Educação Infantil Nosso Lar

Mestranda em Educação. Professora da rede municipal de ensino, atuando na Escola Municipal de Educação Infantil Nosso Lar, Santa Maria, RS. 

FERNANDA CRISTOFARI MACHADO, rede municipal de ensino de Jaguari

Especialista em Informática Instrumental para professores da Educação Básica. Professora da rede municipal de ensino de Jaguari, atuando na EMEF Getúlio Vargas. 

ELIZIANE TAINÁ LUNARDI RIBEIRO, rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul

 Mestre em Educação. Professora da rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2015-04-27

Como Citar

CARNEIRO SARTURI, R. ., COHEN POMNITZ, N. ., MACHADO, F. C. ., & LUNARDI RIBEIRO, E. T. . (2015). FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS A DISTÂNCIA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS IMPLEMENTADAS NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (32), 47–74. https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8625

Edição

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Artigos

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