A EMERGÊNCIA DA DOCÊNCIA NA CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA EM SANTA CATARINA NA PRIMEIRA METADE DO SECULO XX

Autores

  • ROSA BATISTA Universidade do Sul de Santa Catarina
  • LEONETE LUZIA SCHMIDT Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6090

Palavras-chave:

História da Educação Infantil, Docência, Creche, Jardim de Infância

Resumo

O presente texto traz resultados da investigação sobre a emergência da docência na Educação Infantil no estado de Santa Catarina, percorrendo um conjunto de iniciativas ao longo da primeira metade do século XX - 1908 a 1949. Os principais documentos analisados foram crônicas, jornais e revistas, relatórios, certidões, históricos, decretos e regulamentos obtidos junto a arquivos do estado. Dentre eles, os arquivos do Círculo Operário e da Cia. Hering. A emergência da docência nas instituições de cuidado e de educação das crianças pequenas em Santa Catarina foi sendo forjada a partir de iniciativas de cunho religioso, filantrópico, jurídico, médico-higienista e empresarial, gestadas em diferentes contextos sociais, geográficos, culturais e políticos, com diversidade de formas de composição e organização do trabalho docente. A perspectiva médicohigiênica, advinda da puericultura, compõe a base estruturante da constituição histórica da docência na Creche. Nos Jardins de Infância, esta base estruturante se constitui a partir dos princípios da instrução, da moralização, do desenvolvimento para a civilidade, cuja constituição se dá a partir da religião, pela via da filantropia, para a construção de um “novo homem”, apto para assumir a condição de trabalhador e atender ao projeto de nação que estava em curso.

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Biografia do Autor

ROSA BATISTA, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Educação. Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina PPGE-UNISUL com pesquisa sobre A Constituição histórica da educação infantil em Santa Catarina na primeira metade do Século XX. É Pesquisadora associada ao Núcleo de Educação da pequena Infância UFSCNUPEIN. 

LEONETE LUZIA SCHMIDT, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Educação pela PUC/SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. Pesquisadora da história da educação catarinense, com foco nos anos iniciais.

Referências

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___________; (Coord.) Docência na Educação Infantil. Salto para o Futuro. Ano XXIII – Boletim 10 – junho 2013.

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Publicado

2016-02-20

Como Citar

BATISTA, R. ., & SCHMIDT, L. L. . (2016). A EMERGÊNCIA DA DOCÊNCIA NA CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA EM SANTA CATARINA NA PRIMEIRA METADE DO SECULO XX. Linguagens, Educação E Sociedade, (34), 172–194. https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6090

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