EDUCAÇÃO ESCOLAR EM MOSSORÓ-RN: A CRIAÇÃO DO COLÉGIO DIOCESANO SANTA LUZIA

Autores/as

  • RLES FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA Universidad Federal de Río Grande del Norte
  • MAURO ANTONIO DE OLIVEIRA Universidad Federal de Río Grande del Norte

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6095

Palabras clave:

História das Instituições, Educação confessional, Igreja Católica

Resumen

A criação, em 1901, do Colégio Diocesano Santa Luzia, na cidade de Mossoró, é um marco na história da educação do interior do estado do Rio Grande do Norte. Essa instituição formou membros da elite mossoroense e de cidades circunvizinhas que chegaram às esferas do poder local, estadual e nacional. Neste artigo, objetivamos relatar as origens dessa instituição de educação confessional e privada. Realizamos uma pesquisa bibliográfica em obras que abordam o contexto histórico local e nacional em fins do século XIX e princípios do XX, como também nas que tratam especificamente do Colégio Diocesano Santa Luzia. A revisão de literatura nos levou a considerar que a criação dessa escola se deu em função de um cenário local favorável (o crescimento econômico de Mossoró e o fortalecimento de uma elite regional) associado aos interesses da Igreja Católica em controlar a educação, haja vista a crise de hegemonia que sofria em decorrência das mudanças trazidas pela República.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

RLES FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA, Universidad Federal de Río Grande del Norte

Doutor em Educação (UFRN). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN/Natal) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA). 

MAURO ANTONIO DE OLIVEIRA, Universidad Federal de Río Grande del Norte

Doutor em Educação (UFRN). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN/Natal) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA).

Citas

ALVES, Manoel. A histórica contribuição do ensino privado no Brasil. Revista eletrônica da PUCRS, Porto Alegre, v. 32, n. 1, p. 71-78, jan./abr.2009.

AQUINO, Maurício de. Modernidade republicana e diocesanização do catolicismo no Brasil: as relações entre Estado e Igreja na Primeira República (1889-1930). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 32, n. 63, p. 143-170, jun. 2012.

BARRETO, Raylane Andreza D. N. A formação de padres no nordeste do Brasil (1894-1933). 2009. 241f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal.

BRAZ, Emanuel Pereira. A abolição da escravidão em Mossoró: pioneirismo ou manipulação do fato. Mossoró: Fundação Vingt-un Rosado, 1999.

CASCUDO, Luís da Câmara. Notas e documentos para a história de Mossoró. 5. ed. Mossoró:Fundação Vingt-un Rosado, 2010.

CAVALCANTI, Francisco de Sales. Apontamentos sobre a história do Colégio Diocesano Santa Luzia de Mossoró. Rio de Janeiro: Irmãos Pongetti Ed., 1960.

DANTAS, Sátiro Cavalcanti. Colégio Diocesano: um século de glórias. Entrevista concedida a Eduardo Thomé. O Mossoroense, Mossoró-RN, 25 fev. 2001. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/omossoroense/2502/entrevista.htm> Acesso em: 28 jun. 2014.

DIAS, Roberto Barros. “DEUS E A PÁTRIA”: Igreja e Estado no processo de Romanização na Paraíba (1894-1930). 2008. 204 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa.

GATTI JÚNIOR, Décio. Apontamentos sobre a pesquisa histórico-educacional no campo das Instituições Escolares. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 29-31, jan./dez. 2002.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, n. 1, p. 9-41, jan./jun. 2001.

KULESZA, Wojciech Andrzej. Igreja e educação na Primeira República. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 25, 2002, Caxambu. Disponível em: <http://25reuniao.anped.org.br/tp25.htm#gt2>. Acesso em: 13 nov. 2015.

MAGALHÃES, Justino. Contributo para a história das instituições educativas – entre a memória e o arquivo. In: FERNANDES, Rogério e MAGALHÃES, Justino (Org.). Para a história do ensino liceal em Portugal – Actas dos Colóquios do I Centenário da Reforma de Jaime Moniz (1894-1895). Braga: Universidade do Minho, 1999, p. 63-77.

MESQUIDA, Peri. Educação e hegemonia católica no Brasil (1870 a 1900). Diálogo Educacional, v. 2, n. 3, p. 113-128, jan./jun.2001.

ESQUIDA, Peri; LORENZETTI, Altair A. O papel atribuído à educação no processo de romanização do aparelho religioso católico. Caderno de Pós-graduação em Educação, v. 8, n. 1,p. 59-67, jun. 2001.

MONTEIRO, Denise Matos. Introdução à história do Rio Grande do Norte. Natal: Ed. UFRN, 2000.

MOURA, Wilson Bezerra. Mossoró: fatos e gente que fizeram a sua história. Mossoró: Fundação Vingt-un Rosado/Coleção Mossoroense, 1995.

NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na Primeira República. 3. ed. São Paulo: Ed. USP, 2009.

NONATO, Raimundo. Negociantes & mercadores: Mossoró e suas velhas firmas. Natal: SeboVermelho, 2010.

NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. Instituições escolares: por que e como pesquisar. 2. ed. Campinas: Alínea, 2013.

OLIVEIRA, Lúcia Helena M. M. O projeto romanizador no final do século XIX: a expansão das instituições escolares confessionais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 40, p. 145-163, dez. 2010.

OS MESTRES DA EDUCAÇÃO NA TERRA DA LIBERDADE. Correio da Tarde, Natal/Mossoró, dez. 2007. (Caderno Correio da Educação, n. 6, p. 4-5).

PINHEIRO, Karisa Lorena. C. B. O processo de urbanização da cidade de Mossoró. Natal: Editora do CEFETRN, 2007.

ROCHA, Aristotelina Pereira B. Expansão urbana de Mossoró (período de 1980 a 2004): geografia, dinâmica e reestruração do território. Natal: Ed. UFRN, 2005.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas: Editores Associados, 2010.

SOUSA, Aécio Cândido de. Vingt-un Rosado: a história de uma visão liberal do desenvolvimento de Mossoró. In: FELIPE, José Lacerda A. (Org.).Vingt-un, o intelectual e o cidadão. Natal: Ed. UFRN, 2004. p. 25-43.

SOUZA, Francisco Fausto de. História de Mossoró. Mossoró-RN: Fundação Vingt-un Rosado/Coleção Mossoroense, 2010.

SOUZA, Itamar de; MEDEIROS FILHO, João. Os degredados filhos da seca. Petrópolis: Vozes, 1984.

Publicado

2016-02-20

Cómo citar

FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA, R., & DE OLIVEIRA, M. A. . (2016). EDUCAÇÃO ESCOLAR EM MOSSORÓ-RN: A CRIAÇÃO DO COLÉGIO DIOCESANO SANTA LUZIA. Lenguaje, Educación Y Sociedad , (34), 57–74. https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6095

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.