OS SABERES E OS FAZERES CONSTRUIDOS NA SALA DE AULA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA Universidad Federal de Piauí
  • BÁRBARA MARIA MACÊDO MENDES Universidad Federal de Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7575

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Saber, Saber ser, Saber fazer, Prática pedagógica

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral investigar o Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia, na perspectiva de análise dos saberes e dos fazeres construídos na regência de classe. Como objetivos específicos: caracterizar a prática pedagógica no estágio supervisionado no que concerne ao saber e ao fazer docente; descrever os saberes e os fazeres construídos na vivência do estágio supervisionado; identificar como o aluno estagiário relaciona os saberes construídos na academia com a prática pedagógica no estágio supervisionado. O Estágio Supervisionado deve ser o momento de formação que viabilize a produção de conhecimentos sobre a realidade da escola durante a regência de classe. É uma pesquisa narrativa e para produção dos dados utilizamos o questionário, o memorial e as rodas de conversa. Os dados foram analisados e interpretados com a técnica de análise de conteúdo, tomando como base Bardin (2009). A investigação foi realizada com alunas do sexto período do curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Caxias/UEMA, matriculados na disciplina Estágio Supervisionado do ensino fundamental. O aporte teórico foi sustentado nos autores Pimenta e Anastasiou (2002), Veiga (2009), Tardif (2006), Pimenta e Lima (2004), Buriolla (2011), Mendes (2006), Brito (2011), Piconez (2007), entre outros. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de reflexões e discussões mais aprofundadas sobre o saber, o saber ser e o saber fazer necessários à formação dos futuros professores, a fim de se estabelecer relações entre os saberes construídos na academia e os saberes construídos na prática de sala de aula durante o estágio supervisionado.

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Biografia do Autor

SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA, Universidad Federal de Piauí

Doutoranda em Educação na UFPI.

BÁRBARA MARIA MACÊDO MENDES, Universidad Federal de Piauí

Doutora em Educação pela UCE, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI.

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Publicado

2017-10-29

Como Citar

BATISTA DA SILVA, S. M. ., & MACÊDO MENDES, B. M. . (2017). OS SABERES E OS FAZERES CONSTRUIDOS NA SALA DE AULA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Linguagens, Educação E Sociedade, (37), 28–51. https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7575

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