O XADREZ: ENTRE O JOGO, OS CASTELOS E A VIDA REAL

Autores

  • ANA PAULA NUNES STOLL Universidade La Salle
  • ADRIANA PINEDA ROBAYO Universitário La Salle
  • VERA LUCIA FELICETTI Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7697

Palavras-chave:

Didática, Projetos de aula, Educação infantil

Resumo

A partir da preocupação com o desenvolvimento integral dos meninos e das meninas na Primeira Infância, se tem dado maior ênfase na análise das propostas didáticas dos docentes e, em especial, ao seu componente formativo. Neste sentido, se observa que os projetos de aula, tendo em conta os interesses e as necessidades das crianças e que propiciam a aprendizagem, promovem, acompanham, favorecem e fortalecem as experiências próprias da infância, se consolidam como uma proposta de trabalho pedagógico de grande importância. O objetivo deste artigo é analisar as implicações do trabalho por projetos de aula no desenvolvimento social e cognitivo das crianças que, na interação significativa com seus pares e com o professor, são capazes de interpretar a realidade, construindo conhecimento e atribuindo significado às suas vivencias. O aporte apresentado é resultado de uma experiência desenvolvida com crianças de quatro a seis anos de uma escola, da cidade de Porto Alegre, Brasil. A análise apresenta as experiências interativas, simbólicas e cognitivas vivenciadas pelas crianças no contexto do projeto “O xadrez: entre o jogo, os castelos e a vida real” e evidencia sua importância como elemento dinamizador das propostas didáticas dos professores da Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANA PAULA NUNES STOLL, Universidade La Salle

Mestre em Educação Universidade La Salle (UNILASALLE)

ADRIANA PINEDA ROBAYO, Universitário La Salle

Doutora em Educação pela Rede de Universidades Públicas de Colômbia. Estudo Pós-Doutoral pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), Canoas, RS, Brasil, com apoio PNPD/CAPES-Brasil.

VERA LUCIA FELICETTI, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul com Sanduiche na Universidade do Texas – Austin – Estados Unidos. Pós-doutorado na Universidade de Maryland – College Park – Estados Unidos. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil. E-mail: verafelicetti@ig.com.br

Referências

ANTOLÍ, V. B.. A didática como espaço e área do conhecimento: fundamentação teórica e pesquisa didática. In.: FAZENDA, Ivani (org.). Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 2008. p. 77-108.

BARBOSA, M. C. S.; HORN Maria da G. S. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

DEWEY, J.. A escola e a sociedade e A criança e o currículo. 2. ed. Lisboa: Relógio D´Água, 2002.

DEWEY, J.; LUZURIAGA, L. Democracia y educación: Una introducción a la filosofía de la educación. Madrid: Morata. 1995.

GADOTTI, M.. História das ideias pedagógicas. Editora Ática, 2006.

GAUTHIER, C.; TARDIF, M. a p dagogie: ories et prati ues de l nti uit nos jours. Montréal: G. Morin. 2005, p. 187

HAIDT, R. C. C.. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006.

HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M.. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5 ed., Porto Alegre: Artmed, 1998.

LIBÂNEO, J. C.. Didática: teoria da instrução e do ensino. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 52-81.

LUZZARDI, D.; D AVILA,R. Escola, currículo e identidades juvenis: efeitos de sentido no discurso de professores, file:///C:/Users/User/Downloads/18084-78079-1-PB%20(1).pdf

MALAGUZZI, L.. In.: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G.. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

MEIRIEU, Philippe. APRENDER... SIM, MAS COMO?. 3ª ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1998.

MORIN, E.. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 11 ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2006.

PESTALOZZI, J. H.. Como Gertrudis enseña a sus hijos. México: Coatepec, 1889.

RINALDI, C.. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

ROUSSEAU, J.-J.. Emílio ou da Educação. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

ROSERO, A.. Mecanismos de influencia educativa en la enseñanza y el aprendizaje de la argumentación en niños y niñas de cinco a seis años del nivel de transición de la educación pré-escolar. Tesis doctoral. Universidad de Manizales. CINDE. 2012.

ZAMBRANO, A.. Didáctica, pedagogía y saber. Bogotá: Ed. Magisterio, 2006.

ZULUAGA, O.; et al. Pedagogia y Epistemologia. 2. ed. Bogotá: Magisterio, 2011. p. 41.

Downloads

Publicado

2018-10-26

Como Citar

NUNES STOLL, A. P. ., PINEDA ROBAYO, A. ., & FELICETTI, V. L. . (2018). O XADREZ: ENTRE O JOGO, OS CASTELOS E A VIDA REAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (38), 292–311. https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7697

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.