CIÊNCIA E FÉ: UMA ABORDAGEM MULTICULTURAL NAS AULAS DE FÍSICA

Autores

  • FRANCIMAR MARTINS TEIXEIRA Universidade Federal de Pernambuco
  • MICAÍAS ANDRADE RODRIGUES Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i38.5846

Palavras-chave:

Ensino de física, Ensino de ciências, Educação multicultural, Bíblia

Resumo

Assumindo que a escola é um espaço de convivência multicultural que deve atuar na formação de indivíduos com consciência crítica e ética, no presente artigo apresentamos relato de uma prática pedagógica envolvendo licenciandos em física, na qual houve a oportunidade de se identificar as formas distintas que ciência e religião têm de obter e justificar conhecimentos. Criamos um contexto onde o episódio bíblico da queda da muralha de Jericó foi colocado em análise, à luz de conhecimentos científicos, questionando-se acerca da possibilidade de tal evento ter acontecido devido aos fatores apontados na Bíblia. Os argumentos dos licenciandos foram analisados tomando-se por base o Padrão Argumentativo de Toulmin - PAT. Os resultados sugerem que a prática pedagógica constituiu uma possibilidade de inspiração metodológica para o ensino de física, visto que a mesma oportunizou a prática do discurso argumentativo em sala de aula, a vivência de prática característica da cultura científica e da situação onde ciência e religião são tratadas como duas culturas na qual uma não é superior à outra, mas sim distintas. Acreditamos que práticas desta natureza proporcionam o contato entre diferentes culturas, no nosso caso a cultura religiosa e a cultura científica, e este contato possibilita uma maior compreensão de ambas. Isto gera a tolerância, que é um dos pilares da educação multicultural.

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Biografia do Autor

FRANCIMAR MARTINS TEIXEIRA, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Psicologia e mestra em Psicologia Cognitiva pela UFPE, doutora pela Graduate School Of Education (University Of Bristol- Inglaterra), com Pós-doutorado na mesma instituição.

MICAÍAS ANDRADE RODRIGUES, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Física e mestre em educação pela UFPE, doutorando em Educação pela USP.

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Publicado

2018-10-26

Como Citar

MARTINS TEIXEIRA, F. ., & ANDRADE RODRIGUES, M. . (2018). CIÊNCIA E FÉ: UMA ABORDAGEM MULTICULTURAL NAS AULAS DE FÍSICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (38), 212–239. https://doi.org/10.26694/les.v1i38.5846

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