REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES EM EJA: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • ROSELY DE OLIVEIRA MACÁRIO Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • LUIZ ANTÔNIO GOMES SENNA Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i38.6033

Palavras-chave:

Diversidade social, Formação de leitores, EJA, Práticadocente

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a ação docente em turmas de séries iniciais de Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos, no que diz respeito ao campo da formação de leitores.O estudo, preponderantemente teórico, aponta para a necessidade da aproximação entreo conteúdo daformação docente e o aluno real existente na sala de aula, caracterizado pela diversidade,o qual acorre à escola tendo como motivação o desejo de desenvolver as competências leitoras exigidas pela sociedade contemporânea. Os resultados dapesquisa sinalizam a necessidade de diálogo intercultural no contexto escolar, orientado por princípios que definem os atos de ler, dentro e fora do âmbito escolar, em uma perspectiva inclusiva. O trabalho organiza-se em quatro seções, assim discriminadas: consideração sobre a natureza do ensino no contexto da Educação de Jovens e Adultos; caracterização dos sujeitos sociais em diversidade na escola de EJA; princípios gerais e objetivos da formação de leitores na educação fundamental, e; aproximações aos conceitos de leitura e de ato de ler no interesse de práticas educativas inclusivas.

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Biografia do Autor

ROSELY DE OLIVEIRA MACÁRIO, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

LUIZ ANTÔNIO GOMES SENNA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Linguística – PUC – RJ. Líder do Grupo de Pesquisa: Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais – PROPED/UERJ/RJ. 

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Publicado

2018-10-26

Como Citar

DE OLIVEIRA MACÁRIO, R. ., & GOMES SENNA, L. A. . (2018). REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES EM EJA: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE. Linguagens, Educação E Sociedade, (38), 51–71. https://doi.org/10.26694/les.v1i38.6033

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