O CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA CONFIGURAÇÃO DO PAPEL DE GESTORES, COORDENADORES E PROFESSORES

Autores

  • JANE CORDEIRO DE OLIVEIRA Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i39.4890

Palavras-chave:

políticas educacionais, documentos curriculares, configuração de papéis de gestores, coordenadores e professores

Resumo

Artigo resultante de uma pesquisa que tem o objetivo de mostrar como o papel de gestores, coordenadores e professores é configurado diante das políticas curriculares. Nossas questões são: Que documentos curriculares representam as políticas educacionais que predominam nos governos César Maia, Luiz Paulo Conde e dos governos Eduardo Paes e Marcelo Crivella? Como os documentos curriculares que retratam estas políticas, reconfiguram os papéis desempenhados pelos gestores escolares e professores? Apresentamos duas diferentes vertentes de políticas vivenciadas nas escolas públicas municipais da Cidade do Rio de Janeiro. O sistema de Ciclos de Formação predominante nos governos César Maia e Luiz Paulo Conde e o sistema seriado dos governos Eduardo Paes e Marcelo Crivella. Os documentos curriculares que norteiam as políticas são: Núcleo Curricular Básico – Multieducação (RIO DE JANEIRO, 1996) e os documentos das atuais políticas, Orientações Curriculares (RIO DE JANEIRO, 2016), Descritores (RIO DE JANEIRO, 2018) e Cadernos Pedagógicos (RIO DE JANEIRO, 2018). Utilizamos como referências, principalmente: Ball (1994; 2001; 2002) e Carnoy (2002) para análise das políticas apresentadas; Marcondes  2013) para a verificação do papel dos gestores e professores diante das políticas educacionais. A análise dos documentos das duas políticas demonstrou que  papel de gestores escolares e dos professores foi reconfigurado e estes profissionais assumiram papéis diferenciados diante das indicações dos textos que representam as políticas analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JANE CORDEIRO DE OLIVEIRA, Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Educação Brasileira formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com tese defendida em 2015. 

Referências

ASSIS, R. Multieducação: Introdução. In: Multieducação: Núcleo Curricular Básico. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 1996.

BALL, S.J. Education Reform: a critical and post-structural approach. Buckingham –UK: Open University Press, 1994.

BALL, S.J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem fronteiras. v.1, n.2, 99-116p. jul-dez 2001. Disponível em : Acesso em: 20 mar 2013.

BALL, S.J. Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação. v.15 n. 02. Braga: Portugal. Universidade do Minho, 03-23p.,2002.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1997.

BRASIL. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php> Acesso em: 25 ago 2012a.

CÂMARA DOS VEREADORES DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Decreto Legislativo Nº 231 de 19 de setembro de 2007. Susta os efeitos da Resolução Nº 959 de 18 de setembro

de 2007 e dá outras providências. Diário Oficial do Rio. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial. Ano 21, n. 128, 20 set 2007. Disponível em: <http://doweb.rio.rj.gov.br/> Acesso em: 1 out 2007.

CARNOY, M. Mundialização e reforma na educação: o que os planejadores devem saber. Brasília: UNESCO, 2002.

COSTIN, C. Gestão de políticas públicas e a educação no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas. Apresentação em Power point, 2009. Disponível em: Acesso em: 18 jul 2013.

FUJIKAWA, M.M. O coordenador pedagógico e a questão do registro. In: PLACCO, V.M.N.S.; ALMEIDA, L.R. (Orgs.) O coordenador pedagógico e as questões da contemporaneidade. 3 ed. São Paulo: Loyola, 127-142p., 2009.

GEWITZ S.; BALL, S.J. Do modelo do “Bem-Estar Social” ao “novo gerencialismo”: mudanças discursivas sobre gestão escolar no mercado educacional. BALL, S. J.;MAINARDES, J. (Orgs.) Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez,193-221p., 2011.

LEITE, V.F. A atuação da coordenação pedagógica em conjunto com os professores no processo de recontextualização da política oficial no 1º ano do ensino fundamental no município do Rio de Janeiro. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2012, 190p.

LIMA, E.S. Desenvolvimento e aprendizagem na escola: aspectos culturais, neurológicos e psicológicos. São Paulo: Grupo de Estudos do Desenvolvimento Humano, 1997.

MAINARDES, J. A promoção automática em questão: argumentos, implicações e possibilidades. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília: Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira - INEP, v.79, n.192, 16-29p., mai-ago 1998.

MARCONDES, M.I.; LEITE, V.F.; OLIVEIRA, A.P. Reforma e recontextualização das políticas: o papel dos coordenadores pedagógicos nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Revista Diálogo Educacional. Rio de Janeiro: Fundação Carlos Chagas. ano 12, n. 35, 187- 209p., 2012.

MARCONDES, M.I. Professores, currículo e didática: desafios frente às novas políticas de sistemas apostilados na rede pública. In: FAVACHO, A.M.P.; PACHECO, J.A.; SALES, S.R. (Orgs.). Currículo, conhecimento e avaliação: divergências e tensões. Curitiba: CRV, c.9,137-153p., 2013.

MARCONDES, M.I.; MORAES, C.L. Currículo e autonomia docente: discutindo a ação do professor e as novas políticas de sistemas apostilados na rede pública de ensino.Currículo sem fronteiras. v.13, n.3, 451-463p., set-dez 2013. Disponível em: Acesso em: 20 dez 2013.

MOREIRA, A.F.B. Propostas curriculares alternativas: limites e avanços. Revista Educação e Sociedade. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, ano 23, n.73, 109-138p., dez 2000.

OLIVEIRA, E.; ENS, R.T.; FREIRE ANDRADE, D.B.S.; MUSSIS, C.R. Análise de conteúdo e pesquisa na área da educação. Revista Diálogo Educacional. Curitiba:Universidade Católica do Paraná, v.4, n.9, 1-17p., mai-ago 2003.

OLIVEIRA, J.C. Um estudo sobre o coordenador pedagógico: sua identidade, seu trabalho e formação continuada no cotidiano escolar. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2009, 223f.

OLIVEIRA, J.C. Os coordenadores pedagógicos de escolas da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro como mediadores das políticas curriculares. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2015, 178f.

RAVITCH, D. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.

RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Núcleo Curricular Básico – Multieducação. Rio de Janeiro: Imprensa POSIGRAF, 1996.

RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Multieducação, temas em debate: Princípios Educativos e Núcleos Conceituais. Rio de Janeiro, Imprinta Express, 2004.

RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Portaria E/DGED nº 96 de 29 de dezembro de 2006. Estabelece critérios para a organização de turmas do Ensino Fundamental e das modalidades Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial nas Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, para o ano letivo de 2007. Diário Oficial do Rio. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial. ano 20, n. 184 de 18 dez 2006. Disponível em: <http://doweb.rio.rj.gov.br/> Acesso em: 27 jan 2007.

RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. A Multieducação na Sala de Aula: refletindo sobre o trabalho no 1º ciclo de formação. 2 ed. Rio de Janeiro: Gráfica POSIGRAF, 2007a.

RIO DE JANEIRO. Resolução SME Nº 946 de 25 de abril de 2007. Estabelece diretrizes para a avaliação escolar na rede pública do sistema municipal de ensino da Cidade do Rio de Janeiro e dá outras providências. Diário Oficial do Rio. Rio de Janeiro: Imprensa oficial. Ano 21 n. 29, 27 abr 2007b. Disponível em: <http://doweb.rio.rj.gov.br/> Acesso em: 30 abr 2007.

RIO DE JANEIRO. Resolução SME Nº 959 de 18 de setembro de 2007. Estabelece diretrizes para a avaliação escolar na rede pública do sistema municipal de ensino da Cidade o Rio de Janeiro e dá outras providências. Diário Oficial do Rio. Rio de Janeiro: Imprensa oficial.Ano 21, n. 127, 19 de set 2007c. Disponível em: <http://doweb.rio.rj.gov.br/> Acesso em: 25 set 2007.

RIO DE JANEIRO. Decreto Municipal nº 30.340 de 1º de janeiro de 2009. Revoga o Decreto Nº 28.878 de 17/12/2007, que cuida da “Aprovação Automática” no âmbito da Rede Pública de Ensino Municipal e dá outras providências. Diário Oficial do Rio. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial. Ano 22, n.196, 1 jan 2009a. Disponível em: <http://doweb.rio.rj.gov.br/> Acesso em: 27 jan 2009.

RIO DE JANEIRO. Resolução SME Nº 1014 de 17 de março de 2009. Dispõe sobre orientações relativas à avaliação escolar na rede pública do Sistema Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro e dá outras providências. Diário Oficial do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial. Ano 23, n. 03, 18 de mar 2009b. Disponível em: <http://doweb.rio.rj.gov.br/> Acesso em: 25 mar 2009.

RIO DE JANEIRO. Acordo de Resultados GBP s/nº 2012. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: . Acesso em 27 dez 2012.

RIO DE JANEIRO. Orientações curriculares de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação, 2016. Disponível em: Acesso em: 15 out 2018.

RIO DE JANEIRO. Descritores de Língua Portuguesa – 5º ano, 3º bimestre, 2018. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação. Disponível em: Acesso em: 15 out 2018.

RIO DE JANEIRO. Cadernos Pedagógicos LP5. 3º bimestre 2018. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação. Disponível em: Acesso em: 15 out 2018.

SAMAPAIO, C. S. Mediação pedagógica – o papel do outro no processo ensinoaprendizagem. KRUG, A.R.F. (Org.). Ciclos em revista: a construção de uma outra escola possível. v.1, Rio de Janeiro: Wak editora, 71-80p., 2007.

TEDESCO, M.T.; NASSER, L. Carta de Apresentação do Material Pedagógico da SME de Língua Portuguesa e Matemática, Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação, 2009 (distribuição interna).

TURA, M.L.R.; MARCONDES, M.I. O mito do fracasso escolar e o fracasso da aprovação automática. Cadernos de Educação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, n.38, 95-118p., jan-abr 2011.

VEIGA, I.P.A. Inovações e projeto polítco-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cadernos Cedes. v.23, n.61, Campinas: Universidade Estadual de Campinas,267-281p., dez 2003.

VIGOTSKI, L.S. Pensamento e linguagem. 3ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VIGOTSKI, L.S.. A formação social da mente. 7ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2018-04-15

Como Citar

DE OLIVEIRA, J. C. . (2018). O CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA CONFIGURAÇÃO DO PAPEL DE GESTORES, COORDENADORES E PROFESSORES. Linguagens, Educação E Sociedade, (39), 257–280. https://doi.org/10.26694/les.v0i39.4890

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.