EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR

Autores

  • EDNA GRAÇA SCOPEL Universidade Federal do Espírito Santo
  • EDNA CASTRO DE OLIVEIRA Universidade Federal do Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7973

Palavras-chave:

Educação popular, Formação do Trabalhador, EJA, Proeja

Resumo

Numa perspectiva histórica, o texto explora algumas experiências de educação popular (EP) desde suas origens e a partir da construção teórica do campo no contexto latino-americano, bem como da recuperação da memória de práticas educativas populares na afirmação das lutas por justiça social. No contexto brasileiro, busca discutir a EP como uma das matrizes que influenciaram diversas experiências educativas oriundas das lutas dos trabalhadores, com vistas à proposição de políticas públicas de formação voltadas para seus interesses de classe. Investiga-se, a partir da questão problema, como os princípios da EP gestados nessas experiências têm sido apropriados nas diferentes propostas de formação de trabalhadores, em contextos mais recentes do século XXI, em específico no Proeja. O estudo recorre a fontes histórico-documentais, a bases teórico-metodológicas da EP e sua fundamentação epistemológica. Na interlocução com Mejía Jiménez (2013), Paludo (2001), Fávero (2013), Brandão (2008); Ghiraldelli Jr. (1987), Torres Carrillo (2013) dentre outros, as experiências educativas na formação de trabalhadores são exploradas, nas suas dimensões histórica, política e prática. A retomada do movimento histórico das experiências de educação popular, presentes nas lutas dos trabalhadores e sua efetivação em proposições e práticas mais recentes, permite-nos inferir a apropriação que tem sido feita desses princípios, em propostas como a do Proeja, na sua perspectiva de formação humana integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EDNA GRAÇA SCOPEL, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES; Pedagoga do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes; Membro do Núcleo I da Rede de PesquisaUFG/UBES/UnB do Programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES).  

EDNA CASTRO DE OLIVEIRA, Universidade Federal do Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Fluminense - UFF; Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES; Membro do Núcleo I da Rede de Pesquisa UFG/UBES/UnB do Programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES).

Referências

AMORIM, R. de F. A formação do trabalhador no Proeja: entre os laços e embaraços do discurso oficial e os Diálogos Proeja no IFG. 2016. 215f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação. Goiânia: UFG, 2016.

BEISIEGEL, C. de R. Cultura do povo e Educação Popular. In: Revista Fac. Educ. SP, 1979. p. 77-92.

BRANDÃO, C. R. A Educação Popular e a Educação de Jovens e Adultos: antes e agora. In:MACHADO, M. M. (org). Formação de Educadores de Jovens e Adultos. BSB:Secad/MEC, UNESCO, 2008.

BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. R. (orgs.). A pesquisa participante: a partilha do saber. São Paulo: Ideias & Letras, 2006.

BRASIL. Documento Base: Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. brasília: Setec/MEC, 2007b. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2015.

FÁVERO, O. (org.). Cultura Popular, Educação Popular, Memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

FÁVERO, O. Memória das campanhas e movimentos de educação de jovens e adultos (1947-1966). Núcleo de Estudos e Documentação de Educação de Jovens e Adultos.Rio de Janeiro: UFF, 2005.

FÁVERO, O. Educação de Jovens e Adultos. In: RIVERO, J; FÁVERO, O. Educação de Jovens e Adultos na América Latina: direitos e desafios de todos. São Paulo: Moderna, 2009.

FÁVERO, O. Paulo Freire, movimentos sociais e educação de jovens e adultos. In: STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (org). Educação Popular: Lugar de construção social coletiva. Petropólis:Vozes, 2013.

FÁVERO, O.; FREITAS, M. A educação de adultos e jovens e adultos: um olhar sobre o passado e o presente. In: Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 365-392, jul./dez. 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.

FRIGOTTO, G. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. N. (Orgs). Ensino Médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GHIRALDELLI Jr., P. Movimento operário e educação popular na primeira República. In: Cad. Pesq., São Paulo, maio de 1986. Disponível em:<http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1335>. Acesso em: 30 maio 2016.

GHIRALDELLI Jr., P. Educação e Movimento Operário. SP: Cortez – Autores Associados, 1987.

GRELLERT, A. P. A Educação Popular na escola pública: das situações-limite ao inédito viável. 2015. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-raduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.

HADDAD, S., DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, n. 14, maio-ago 2000, p. 108-130. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a07.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2016.

LACERDA, C. V. A experiência do Proeja-FIC/Pronatec na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia: a construção do currículo pelos sujeitos da Educação de Adolescentes Jovens e Adultos (EAJA). 2016. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação. Goiânia: UFG, 2016.

LEMME, P. Memórias de um educador. 2. ed. 5 v. Brasília, DF: Inep, 2004.

MACHADO, M. M. Avaliação da produção das pesquisas sobre o Proeja: impactos da implementação do programa. Trabalho encomendado. 34ª Reunião Anual da ANPED. 2011 (mimeo).

MANFREDI, S. M. Contribuições Freirianas para a organização dos movimentos sociais. In: MAFRA, J.; et al (orgs). Globalização, educação e movimentos sociais. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire: Editora Esfera, 2009.

MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre Educação e Ensino. Campinas, SP: Navegando, 2011.

MEJÍA JIMENEZ, M. R. Educação Popular: pedagogia e dialética. Ijuí: Unijuí, 1989.

MEJÍA JIMENEZ, M. R. Diálogo-confrontação de saberes e negociação cultural: eixos das pedagogias da educação popular: uma construção a partir do sul. In: Educ. rev. [online]. 2016, n.61, pp.37-54. Disponível: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602016000300037&script=sci_abstract&tlng=PT>. Acesso em 19 dez. 2016.

MEJÍA JIMENEZ, M. R. Posfácio: La educación popular una construcción colectiva desde El sur y desde abajo. In: STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (orgs). Educação Popular: lugar de construção social coletiva. Petropólis, RJ: Vozes, 2013.

MOLL, J. Proeja e a democratização da educação básica. In: MOLL, J.; colaboradores. Educação Profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PAIVA, V. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. 6a ed. revista e ampliada. São Paulo: Loyola, 2003.

PALUDO, C. Educação popular em busca de alternativas: uma leitura desde o campo democrático popular. Porto Alegre: Tomo Editorial: CAMP, 2001.

RODRIGUES, M. E. de C. Enraizamento de esperança: as bases teóricas do Movimento de Educação de Base em Goiás. 2008. 314 f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, 2008. Disponível em:<https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/1077/1/tese_maria_e_c_rodrigues%202008.pdf.> Acesso em: 25 set. 2016.

RUMMERT, S. M. Programa Integração: avanços e contradições de uma proposta formulada pelos trabalhadores. In: Revista Brasileira de Educação. Belo Horizonte, n. 27, . 138-153,set./dez. 2004.

SANTOS, S. V. dos. Sete lições sobre o Proeja. In: MOLL, J.; colaboradores. Educação Profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 33. Ed. São Paulo: Autores Associados, 1999.

SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. – 2ª ed. rev. e ampl. – Campinas,SP: Autores Associados, 2011.

SILVA, V. do C. N. A implementação do Proeja na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: visão dos gestores. Brasília/DF. 2010. 190f. Dissertação. Mestrado em Educação. Universidade de Brasília, 2010.

TORRES CARRILLO, A. A educação popular como prática política e pedagógica emancipadora. In: STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (orgs). Educação Popular: lugar de construção social coletiva. Petropólis, RJ: Vozes, 2013.

VIANA, D. F. O estado do conhecimento da produção científica sobre a educação profissional integrada à educação de jovens e adultos no âmbito do projeto 008/Proeja/Capes/Setec (2007 – 2011). 2012. 254f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica. Belo Horizonte (MG): CEFETMG, 2012.

Downloads

Publicado

2018-04-15

Como Citar

GRAÇA SCOPEL, E. ., & CASTRO DE OLIVEIRA, E. . (2018). EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR. Linguagens, Educação E Sociedade, (39), 229–256. https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7973

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.