O ENSINO DAS RADIAÇÕES SOLARES: UM PANORAMA QUALI-QUANTITATIVO DE ESTUDOS DO TEMA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • PETERSON FERNANDO KEPPS DA SILVA Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
  • LAVÍNIA SCHWANTES Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Radiações solares, ensino, pesquisa bibliométrica

Resumo

Mapear informações da produção científica e acadêmica se faz necessário para a construção de um trabalho de pesquisa e escrita como uma dissertação ou tese. Neste sentido, o presente trabalho trata de uma pesquisa realizada em algumas bases de dados digitais. Objetivamos quantificar, por meio desta busca, os trabalhos que envolvem as radiações solares e sua articulação com o ensino, e também analisar qualitativamente estas pesquisas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliométrica. A análise quantitativa permitiu perceber que existem poucos materiais envolvendo radiações solares e ensino. Com a análise qualitativa, percebemos que as produções que envolvem radiação solares e ensino são produzidas por autores do campo da Física, tendo por enfoque a física e não o efeito biológico das radiações.

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Biografia do Autor

PETERSON FERNANDO KEPPS DA SILVA, Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Especialista em Educação com ênfase nos ensinos Fundamental II e Médio; Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

LAVÍNIA SCHWANTES, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação em Ciências/FURG. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande- FURG.

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Publicado

2016-08-10

Como Citar

KEPPS DA SILVA, P. F. ., & SCHWANTES, L. . (2016). O ENSINO DAS RADIAÇÕES SOLARES: UM PANORAMA QUALI-QUANTITATIVO DE ESTUDOS DO TEMA INTERDISCIPLINAR. Linguagens, Educação E Sociedade, (35), 322–342. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1248

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