ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA ESCOLA NO CAMPO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL

Autores

  • SÔNIA ALVES DE OLIVEIRA REIS Universidade do Estado da Bahia
  • JOCELMA DO CARMO SANTOS Universidade do Estado da Bahia
  • TATYANNE GOMES MARQUES Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i40.7233

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Escola no Campo, Literatura Infantil

Resumo

Este artigo aborda o resultado de uma pesquisa sobre a Alfabetização e letramento em uma escola no campo: uma análise a partir do trabalho com a literatura infantil. Por meio deste trabalho, são analisadas as práticas de alfabetização e letramento utilizadas por uma professora do 3°ano do Ensino Fundamental; qual o lugar da literatura infantil nessas práticas e em que medida a literatura infantil trabalhada contempla os modos de vida e a cultura dos povos do campo ou se reforçam estereótipos sobre eles. A investigação foi realizada na sala de aula do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Primavera, localizada em uma comunidade rural do município de Bom Jesus da Lapa - BA. A metodologia adotada fundamentou-se nos princípios da abordagem qualitativa. Nessa perspectiva, fez uso dos seguintes dispositivos para produção dos dados: análise documental, entrevista semiestruturada e observação no contexto da sala de aula. De acordo com os resultados da pesquisa, observou-se que as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas pela professora envolvem o trabalho com jogos e gêneros textuais diversificados, todavia, a literatura infantil ainda ocupa pouco espaço nessas práticas. Em relação às análises feitas dos livros de literatura infantil utilizados, concluiu-se que eles não contemplam a realidade do meio rural, os modos de vida e a cultura do povo do campo.

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Biografia do Autor

SÔNIA ALVES DE OLIVEIRA REIS, Universidade do Estado da Bahia

Professora Adjunta do Departamento de Educação – DEDC/ Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pedagoga, especialista no Ensino da língua portuguesa através da Literatura; mestre e doutora em educação pela FaE/UFMG. Professora externa do programa de Pós-Graduação em educação (PPGEd/UESB). É líder do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire - Nepe/CNPq, onde é membro da linha de pesquisa Educação do campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais.

JOCELMA DO CARMO SANTOS, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia e especialista em Alfabetização e Letramento pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT/ Campus XVII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

TATYANNE GOMES MARQUES, Universidade do Estado da Bahia

Professora Assistente do Departamento de Educação DEDC XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pedagoga, especialista no Ensino da língua portuguesa através da Literatura; mestre e doutoranda em educação pela FaE/UFMG. Membro da linha de pesquisa Educação do campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire – Nepe/CNPq. 

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

DE OLIVEIRA REIS, S. A. ., DO CARMO SANTOS, J. ., & GOMES MARQUES, T. . (2018). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA ESCOLA NO CAMPO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL. Linguagens, Educação E Sociedade, (40), 32–61. https://doi.org/10.26694/les.v1i40.7233

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