A BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA DE PAPÉIS SOCIAIS: IMPACTOS PEDAGÓGICOS A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • GÉSSICA DE AGUIAR LIMA Universidade Federal do Oeste do Pará
  • SINARA ALMEIDA DA COSTA Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7762

Palavras-chave:

Brincadeira de faz-de-conta, Formação continuada, Prática pedagógica

Resumo

Este trabalho objetiva verificar os impactos de uma formação continuada na prática pedagógica de uma professora de pré-escola de Santarém, Pa. Para isso, procura caracterizar a prática pedagógica antes e durante a formação continuada e identificar as mudanças ocorridas no trabalho docente a partir dessa formação. A formação teve como objetivo fomentar o planejamento, o enriquecimento e a problematização da brincadeira de faz-de-conta de papéis sociais para o desenvolvimento da personalidade das crianças, na perspectiva de Vigotski e seus seguidores. Além dos encontros de formação, acompanhouse o planejamento docente, procurando pensar, junto com a professora, como a brincadeira de papéis sociais poderia ser desenvolvida com a turma. A investigação foi dividida em duas fases: o período exploratório e o de intervenção/observação. Produziu-se os dados conforme observações e intervenções (formação continuada; inserção de brinquedos na sala de atividades). Os resultados das análises, fundamentados em princípios do método
genético-experimental/análise microgenética, revelam a importância do planejamento, da organização dos espaços e do tempo, bem como da observação do brincar livre na rotina escolar para o desenvolvimento da brincadeira de faz-de-conta de papéis sociais, que está diretamente ligada ao desenvolvimento da personalidade das crianças. A formação continuada possibilitou transformações na prática educativa da professora, que passou a compreender melhor, entre outros aspectos da prática docente, o seu papel diante da atividade guia do desenvolvimento infantil. Nesse estudo, todavia, não foi constatada a participação das crianças nos momentos de planejamento das atividades e da rotina.

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Biografia do Autor

GÉSSICA DE AGUIAR LIMA, Universidade Federal do Oeste do Pará

Universidade Federal do Oeste do Pará. Professora Mestre em Educação (UFOPA/2018) Especialista em Docência na Educação Infantil (UFOPA/2015)) e Pedagoga (UFPA-2013).

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

DE AGUIAR LIMA, G. ., & DA COSTA, S. A. . (2021). A BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA DE PAPÉIS SOCIAIS: IMPACTOS PEDAGÓGICOS A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA. Linguagens, Educação E Sociedade, 259–284. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7762

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