CURRÍCULO, DA FRAGMENTAÇÃO A TESSITURA COMUM. A DIVERSIDADE FORTALECENDO A TEIA DA VIDA

Autores

  • MARIA DOLORES FORTES ALVES Universidade Federal de Alagoas
  • ABDIZIA MARIA ALVES DE BARROS Universidade Federal de Alagoas
  • MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8122

Palavras-chave:

currículo, diversidade, complexidade

Resumo

O que é o currículo? A quem e para que serve? Quais os princípios que podem nortear um currículo inclusivo? Estas questões aqui propostas serão discutidas neste artigo. Objetivamos refletir e fazer apontamentos sobre o que consideramos como um currículo para diversidade à luz da complexidade. Discorremos sobre o que é “currículo“ e qual o sentido do caminho, percurso ou jornada que percorremos durante muitos anos de nossa vida. Faremos uma reflexão teórica á luz dos novos paradigmas da educação: complexidade, Transdisciplinaridade e pensamento ecossistêmico. Apresentarmos à luz de teóricos como Sacristán (2002), Alves (2013; 2016), Moraes (2004), Morin (1996; 1997)) entre outros. Apontaremos os princípios de um currículo inclusivo, de um currículo que atenda ao sentido de “ser humano”, legítimo e legitimado, único, singular. Desejamos um currículo imbuído de respeito aos valores universais, que outorgue ao humano não só a autoria de pensamento, mas, a legitimação do sujeito singular e a autoria de vida.

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Biografia do Autor

MARIA DOLORES FORTES ALVES, Universidade Federal de Alagoas

Professora de graduação e pós graduação da Universidade Federal de Alagoas-UFAL CEDU PPGE; Doutora e Mestre em Educação:Curriculo – PUC/SP-CNPq e UB (Barcelona); Mestre em Psicopedagogia e Pedagoga – UNISA; Pós-Graduada em Distúrbios da Aprendizagem pela UBA (Buenos Aires); Especialista em Educação em Valores Humanos; líder do Grupo de Pesquisa PAII (Praticas e Aprendizagens Integradoras e Inovadoras), Pesquisadora RIES (Rede Internacional Ecologia dos Saberes), ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade – CNPq), RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas), GIAD (Grupo de Investigação e Assessoramento Didático. UB) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro – Universidade de Barcelona); autora de diversos artigos e livros.

ABDIZIA MARIA ALVES DE BARROS, Universidade Federal de Alagoas

Doutora Educação: Curriculo – PUC/SP Professora adjunta da UFAL/CEDU; Trabalha nas áreas de Didática, Estágio Supervisionado, Currículo e Avaliação. Área de pesquisa: formação de professores e Educação de Jovens e Adultos. Pesquisadora dos grupos de pesquisa: PAII (Praticas e Aprendizagens Integradoras e Inovadoras), e Multieja. Coordenadora Estadual do Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos.

MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA, Universidade Federal de Alagoas

Doutora Educação: Curriculo – PUC/SP Professora adjunta da UFAL/CEDU; Pesquisadora no área de formação de professores para o uso da TDIC E e das Narrativas Reflexivas de professores. Pesquisadora do grupo de pesquisa: PAII (Praticas e Aprendizagens Integradoras e Inovadoras). 

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

FORTES ALVES, M. D. ., ALVES DE BARROS, A. M. ., & PEREIRA VIANA, M. A. . (2021). CURRÍCULO, DA FRAGMENTAÇÃO A TESSITURA COMUM. A DIVERSIDADE FORTALECENDO A TEIA DA VIDA. Linguagens, Educação E Sociedade, 198–215. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8122

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