DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • RERLEN RICARDO SILVA PAGLIA Instituto Federal Catarinense
  • EDMILSON CEZAR PAGLIA Universidade do Estado de Santa Catarina
  • MARIA LOURDES GISI Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7713

Palavras-chave:

Currículo, Educação do Campo, Projeto Político-Pedagógico

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo os desafios curriculares da educação do campo após a implantação de um projeto político-pedagógico diferenciado, em uma escola do campo de Joinville/SC. Fruto de investigações, observações, estudos, interpretações e análises, a pesquisa demandou imersão e dedicação de todos pesquisadores e da comunidade escolar. Após a realização de uma pesquisa participante, com grupo focal e posterior análise de conteúdo como técnica analítica, buscaram-se analisar os principais desafios ocorridos no currículo com a implantação do novo projeto político-pedagógico. Para uma análise crítica sobre currículo e educação do campo, foram considerados autores, entre eles Moreira (2009), Sacristán (2017) e Arroio (2008), Caldart (2004, 2008, 2009) Munarim (2009) e Souza (2006, 2012). A partir dos dados advindos da investigação, destacamos a presença de identidades locais e atividades formativas voltadas à Educação do Campo, demonstração de como as características e especificidades do campo precisam fazer parte e permanecer no currículo, a necessidade das diferentes disciplinas trabalharem de forma interdisciplinar e que os componentes curriculares estejam contextualizados considerando o espaçotempo do desenvolvimento curricular. Considera-se, a partir dos resultados, que avançar em termos de um currículo que favoreça uma formação integral e contextualizada, considerando a especificidade do campo, constitui-se em permanente desafio, pois requer, além de professores comprometidos com as mudanças que se fazem necessárias, políticas que contemplem a educação do campo como direito.

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Biografia do Autor

RERLEN RICARDO SILVA PAGLIA, Instituto Federal Catarinense

Licenciado em Ciências Biológicas; Licenciado em Geografia; Especialista em Gestão Pública; Especialista em Educação Inclusiva; Mestre em Educação; Doutorando em Educação; Presidente do Núcleo Pedagógico e Coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do Instituto Federal Catarinense – campus São Bento do Sul.

EDMILSON CEZAR PAGLIA, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1993), mestrado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal do Paraná (2004) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná no Setor Litoral. Professor colaborador do Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável do Setor Litoral (UFPR).

MARIA LOURDES GISI, Universidade Federal do Paraná

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem de São José, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutorado pela Universidade de Genebra. É membro do Conselho Editorial da Revista Diálogo Educacional, foi Bolsista Produtividade da Fundação Araucária/PR – 2015-2017. Foi professora do Curso de Enfermagem da UFPR. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de políticas educacionais, acesso à educação e formação de professores.

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

SILVA PAGLIA, R. R. ., PAGLIA, E. C. ., & LOURDES GISI, M. . (2021). DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. Linguagens, Educação E Sociedade, 96–117. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7713

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