OS DESAFIOS COM A UNIVERSALIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9709Palavras-chave:
Plano Nacional de Educação, Universalização da Alfabetização, Formação de ProfessoresResumo
O estudo objetiva elucidar desafios da implementação de políticas municipais, no desenvolvimento de ações formativas de professores alfabetizadores do Ensino Fundamental. Analisou a Meta 5 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), aprovada pela Lei Nº 13.005, de 25/06/2014 e a estratégia 5.6, referente à qualificação de docentes e nos Planos Municipais fluminenses. Percebeu-se que o debate educacional sobre alfabetização escolar ampliou-se, revelando conexões com a questão da Educação Municipal sobre a formação de professores e a pressão sobre as redes municipais, a partir da responsabilidade social com o regime de colaboração. Concluímos que a universalização da alfabetização para crianças tem avançado, através da parceria entre instituições que proporcionam processos formativos para alfabetizadores, mas trouxe temas emblemáticos para o campo pedagógico: o preconceito com o analfabetismo e a negligência acerca do processo sócio histórico, no qual se avolumaram as desigualdades sociais no Brasil. Assim, continua-se adiando uma reflexão crítica sobre o analfabetismo e a formação de professores.
Downloads
Referências
ARENDT, Hanna. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 8ª edição revista, 1997.
BOURDIGNON, Genuíno. Caminhar da educação brasileira: muitos planos, pouco planejamento. In: SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINS, Angela Maria (orgs.). Planos de
educação no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF : Inep, 2015.
_______. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos. Plano plurianual 2004-2007: mensagem presidencial / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos. - Brasília: MP, 2003.
CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense S.A, 1986.
DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação: o epicentro das políticas de estado para educação brasileira. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária/ANPAE, 2017.
ESTEBAN, Maria Teresa. Políticas de Avaliação da Alfabetização: diferenças e desigualdade no cotidiano escolar. In: MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; GONTIJO, Claúdia Mendes (orgs). Políticas e Práticas de Alfabetização. Recife: Ed. UFPE, 2017.
EVANGELISTA, Olinda; LERER, Roberto. Todos pela Educação e o episódio Costin no MEC: a pedagogia do capital em ação na política educacional brasileira. Revista NEDDATE. Ano 10, nº 15, 2012.
FERNANDES, Thamyres Wan de Pol. Do federalismo à distribuição de competências: o caso da educação brasileira. In: SARMENTO, Diva Chaves. Educação e qualidade: sistemas educacionais em construção. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
MARQUES, Arnobio. Federalismo e Educação: novos marcos e perspectivas. In: Retratos da Escola/Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores (Esforce) – v.6, n.10, jan./jun.2012. – Brasília: CNTE, 2007.
MARTINS, André Silva. A direita para o social: educação da sociabilidade no Brasil contemporâneo. Juiz de Fora: UFRF, 2009.
MARTINS, Angela Maria; PIMENTA, Claúdia Oliveira; NOVAES, Gláucia Torres Franco. Planos municipais de educação: potencialidades e limites de municípios na elaboração de instrumentos de planejamento. In: SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINS, Angela Maria (orgs.). Planos de educação no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
PAIVA, Vanilda. História da Educação Popular no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 1972.
SARMENTO, Diva Chaves. Educação: federalismo e qualidade. In: SARMENTO, Diva Chaves (org). Educação e Qualidade: Sistemas educacionais em construção. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012.
SEGATTO, Catarina Ianni; ABRUCIO, Fernando Luiz. A Cooperação em uma federação heterogênea: o regime de colaboração na educação em seis estados brasileiros. Revista Brasileira de educação (ANPED), vol. 21, nº 65 abr–jun, 2016.