(RE)CONCEITUALIZAÇÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DO ASSISTENCIALISMO, SERVIÇO SOCIAL E EDUCACIONAL NO ÂMBITO DA SEMEC (1968-2007)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i43.8437

Palavras-chave:

(re)conceitualizações, educação infantil, SEMEC

Resumo

Neste estudo, apresentamos as diferentes (re)conceitualizações que a educação infantil teve ao longo do tempo, com foco especial entre 1968 e 2007 no âmbito da cidade de Teresina e na circunscrição de sua Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). Para contextualizar, abordamos o surgimento da criança como sujeito histórico, discorrendo posteriormente acerca dos primeiros estabelecimentos destinados a esse público, até chegar à noção mais recente de educação infantil. Teoricamente, utilizamos a postura teórico-metodológica da Nova História Cultural, que permite perceber uma complexidade social, seus vieses e sua não-naturalidade, bem como o uso de diversas fontes. Como dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), documentos oficiais, entrevistas e bibliografias: Queiroz (1998), Kramer (1982), Lima (2016). Como resposta de pesquisa, considerou-se que a educação infantil foi-se firmando ao longo do tempo como tal; observou-se que, mesmo com a promulgação da Constituição Federal (CF/1988), que garantiu o direito educacional das crianças em creches e pré-escolas, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB/96), que coloca o educação infantil como componente da educação básica, a posição da SEMEC Teresina de institucionalizar o atendimento à infância para sua alçada deu-se somente em 2007, decisão política do então secretário municipal de Educação, Washington Bonfim, face o surgimento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB/2006) (re)conceitualizando a educação infantil como setor educacional.

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Biografia do Autor

PEDRO THIAGO COSTA MELO, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestrando em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é professor da educação básica na Secretaria de Educação do Piauí (SEDUC-PI).

LUÍS CARLOS SALES, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

COSTA MELO, P. T. ., & SALES, L. C. . (2019). (RE)CONCEITUALIZAÇÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DO ASSISTENCIALISMO, SERVIÇO SOCIAL E EDUCACIONAL NO ÂMBITO DA SEMEC (1968-2007). Linguagens, Educação E Sociedade, (43), 265–286. https://doi.org/10.26694/les.v0i43.8437

Edição

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