OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DIDÁTICA COMO CAMINHO PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i44.8464

Palavras-chave:

Formação Docente, Práxis Pedagógica, Três Momentos Pedagógicos

Resumo

Este texto versa sobre a articulação dos três momentos pedagógicos da ação didática, na área de ensino de ciências, como atividade instrumentalizadora da práxis pedagógica. As inquietações que motivaram sua escrita partiram de reflexões constituídas no percurso da disciplina teorias e abordagens investigativas sobre formação, didática e trabalho docente, inserida no currículo do Doutorado Acadêmico em Educação e na prática profissional dos autores como formadores de professores na graduação. Tais inquietações decorrem da percepção das dificuldades de compreensão da categoria práxis pelos graduandos. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consiste em caracterizar as estratégias de articulação dos três momentos pedagógicos da ação didática como instrumentos para efetivação da práxis pedagógica na sala de aula. O desenvolvimento do estudo compreende uma sucinta discussão das categorias práxis, intersubjetividade, reflexibilidade e dialogicidade, tendo como autores basilares, respectivamente, Adolfo Sanches Vázquez, Jacques Therrien, José Gimeno Sacristán e Paulo Freire. Por fim, apresentam-se as estratégias de articulação dos três momentos da ação didática e suas relações com as categorias discutidas. Metodologicamente esta pesquisa se orienta pela abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. Os resultados apontam que as categorias discutidas no quadro teórico dialogam entre si, colaborando, através da perspectiva epistemológica, política e pedagógica que as sustentam, com a formação e o trabalho docente, que aponta para a necessária articulação entre teoria e prática nos processos de ensino-aprendizagem, numa perspectiva de favorecimento da práxis pedagógica.

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Biografia do Autor

JOSÉ PEDRO GUIMARÃES DA SILVA, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, cursou mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará, lotado no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC).

MARIA SOCORRO LUCENA LIMA, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo - USP (2001) com Pós-doutorado em Educação junto ao Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada na Universidade de São Paulo-USP (2007), com Estágio na Universidade do MinhoPortugal. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995), Graduada em Letras (1971) e em Pedagogia (1978) pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Integra o quadro de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da Universidade Estadual Estadual - UECE, na linha Docência no Ensino Superior e na Educação Básica.

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

GUIMARÃES DA SILVA, J. P. ., & LUCENA LIMA, M. S. . (2020). OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DIDÁTICA COMO CAMINHO PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (44), 90–109. https://doi.org/10.26694/les.v0i44.8464

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