CAMINHOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIMENSÕES FORMATIVAS E PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i45.11137Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Educação Básica, Formação de professoresResumo
Este texto versa sobre os caminhos avaliativos na Educação Básica, em articulação com as dimensões formativas e práticas durante o trabalho docente. O estudo contou com dez professores do ensino regular de escolas públicas do Estado do Ceará. Tivemos como objetivo central compreender as concepções docentes acerca da avaliação da aprendizagem na Educação Básica, refletindo sobre as práticas avaliativas no ambiente escolar e como principais suportes teóricos os estudos de Hoffmann (2014), Luckesi (2011), Silva Neta (2018) e Magalhães Junior (2015), dentre outros. Metodologicamente esta pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa, com o tipo de pesquisa estudo de caso múltiplo, utilizando-se de técnicas de coleta de dados bibliográfica e de campo com entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram diferentes conceituações de avaliação, sendo prevalecente a concepção de avaliação como medida. O caráter reprodutivo de práticas de ensino espelhadas nos professores formadores e a ausência de estudos sobre avaliação nos cursos de formação de professores foram evidenciados. Os professores demonstraram desalinho na compreensão entre instrumentos e técnica e revelaram desconhecer os critérios que devem ser organizados previamente para nortear os instrumentos de avaliação, revelando, assim, ausência do conhecimento avaliativo, fundamental no exercício profissional da docência.
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