SABERES, EXPERIÊNCIAS, DOCÊNCIAS: O QUE APRENDEM E COMO APRENDEM BOLSISTAS DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i46.10385

Palavras-chave:

Formação Docente, Pibid, Saberes docente

Resumo

O texto apresenta parte de uma pesquisa em que buscamos compreender o que aprendem e como aprendem os bolsistas de iniciação à docência, ao participarem de um subprojeto interdisciplinar do Pibid/Capes. Através da observação participante, registrada em caderno de campo, e de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio, traçamos questionamentos e análises sobre os saberes práticos desenvolvidos. Apoiados na perspectiva etnográfica de investigação, nas ideias de Tardif sobre os saberes docentes e na vertente bakhtiniana de análise do discurso, os resultados evidenciaram uma variada gama de saberes aprendidos pelos bolsistas, sobre os quais elaboramos categorias e as caracterizamos. Esses saberes se originam das necessidades  roporcionadas pelo trabalho nas ações na universidade, pelo trabalho docente na escola básica e foram produzidos em diversos contextos, demandando processos reflexivos e dialógicos para serem constituídos. O projeto Pibid investigado proporcionou os contextos, entendidos como espaço físico, tempo contínuo e organização interdisciplinar entre os participantes, para interações e trocas de saberes. Como resultado dessas trocas destacamos as vivências dos saberes profissionais, pelos estudantes, inerentes às responsabilidades e ao labor docentes, antes do término da graduação. 

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Biografia do Autor

CLÁUDIA AVELLAR FREITAS, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em educação e inclusão Social UFMG Professora Associada da UFJF.

THAIS MOREIRA ANTÔNIO, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Ciências Biológicas - UFJF Professora no Centro Brasileiro de Cursos - CEBRAC.

WALLACE VICTOR SALES TOLENTINO, Universidade Federal de Juiz de Fora

UFJF - Graduando em (ABI) licenciatura - Ciências Biológicas Professor no Curso Preparatório para Concurso (CPC) da (SDS) - Prefeitura de Juiz de Fora.

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Publicado

2020-03-16

Como Citar

AVELLAR FREITAS, C., MOREIRA ANTÔNIO, T. ., & SALES TOLENTINO, W. V. . (2020). SABERES, EXPERIÊNCIAS, DOCÊNCIAS: O QUE APRENDEM E COMO APRENDEM BOLSISTAS DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR PIBID. Linguagens, Educação E Sociedade, (46), 63–95. https://doi.org/10.26694/les.v0i46.10385

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