SABERES, EXPERIÊNCIAS, DOCÊNCIAS: O QUE APRENDEM E COMO APRENDEM BOLSISTAS DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i46.10385

Palavras-chave:

Formação Docente, Pibid, Saberes docente

Resumo

O texto apresenta parte de uma pesquisa em que buscamos compreender o que aprendem e como aprendem os bolsistas de iniciação à docência, ao participarem de um subprojeto interdisciplinar do Pibid/Capes. Através da observação participante, registrada em caderno de campo, e de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio, traçamos questionamentos e análises sobre os saberes práticos desenvolvidos. Apoiados na perspectiva etnográfica de investigação, nas ideias de Tardif sobre os saberes docentes e na vertente bakhtiniana de análise do discurso, os resultados evidenciaram uma variada gama de saberes aprendidos pelos bolsistas, sobre os quais elaboramos categorias e as caracterizamos. Esses saberes se originam das necessidades  roporcionadas pelo trabalho nas ações na universidade, pelo trabalho docente na escola básica e foram produzidos em diversos contextos, demandando processos reflexivos e dialógicos para serem constituídos. O projeto Pibid investigado proporcionou os contextos, entendidos como espaço físico, tempo contínuo e organização interdisciplinar entre os participantes, para interações e trocas de saberes. Como resultado dessas trocas destacamos as vivências dos saberes profissionais, pelos estudantes, inerentes às responsabilidades e ao labor docentes, antes do término da graduação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CLÁUDIA AVELLAR FREITAS, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em educação e inclusão Social UFMG Professora Associada da UFJF.

THAIS MOREIRA ANTÔNIO, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Ciências Biológicas - UFJF Professora no Centro Brasileiro de Cursos - CEBRAC.

WALLACE VICTOR SALES TOLENTINO, Universidade Federal de Juiz de Fora

UFJF - Graduando em (ABI) licenciatura - Ciências Biológicas Professor no Curso Preparatório para Concurso (CPC) da (SDS) - Prefeitura de Juiz de Fora.

Referências

BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 5 ed. São Paulo: Hucitec Annablume, 2002.

BLOOME, D. Classroom ethnography. In: GRENFELL, M. et al. (Orgs.) Language, ethnography and education. New York: Routledge, 2012. p. 7-26. (Bridging new literacy

studies and Bourdieu).

CORREA, C. P. Q. 10 Anos do Programa de Iniciação à Docência Pibid: a trajetória de uma política educacional brasileira. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Porto, n. 18, p. 215-236, 2018.

FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

FERNANDEZ, C. Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de ciências. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 500-528, 2015. Doi: https://doi.org/10.1590/1983-21172015170211

FRANCO, M. A. R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, 2016. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353

FREITAS, C. A.; ANTÔNIO, T. M.; TOLENTINO,W. V. S. A Produção acadêmica sobre o Pibid e a valorização dos saberes experienciais docentes: levantamento dos anais do ENDIPE. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 19., 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2018. Disponível em: http://www.xixendipe.ufba.br/modulos/consulta&relatorio/rel_anais_download.asp. Acesso em: 15 mar. 2020.

GREEN, J. L.; DIXON, C. N.; ZAHARLICK, A. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 42, p. 13-79, 2005.

LUCKESI, C. C. “Avaliação da aprendizagem na escola”. In: LIBÂNEO, J. C.; ALVEZ, N. (Orgs.) Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. p.433-451.

MINAYO, M. C. S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 7. p. 1-12, 2017.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 94-103, 2007.

SOBRAL, A. Ético e estético: na vida, na arte e na pesquisa em Ciências Humanas. In: BRAIT, B. (Org.) Bakhtin: conceitos-chave. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2018. p. 103-121.

TARDIF, M. Sabres docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3. p. 443-466, 2005.

VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 12 ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

Downloads

Publicado

2020-03-16

Como Citar

AVELLAR FREITAS, C., MOREIRA ANTÔNIO, T. ., & SALES TOLENTINO, W. V. . (2020). SABERES, EXPERIÊNCIAS, DOCÊNCIAS: O QUE APRENDEM E COMO APRENDEM BOLSISTAS DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR PIBID. Linguagens, Educação E Sociedade, (46), 63–95. https://doi.org/10.26694/les.v0i46.10385

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.