A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONCEBIDA COMO UM DIREITO: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i47.12105

Palavras-chave:

Desigualdade educacional, Professores, Educação de jovens e adultos, Nível secundário

Resumo

O trabalho faz parte do campo de estudos relacionados à educação de jovens e adultos. Propõese analisar as representações e práticas de um grupo de professores em torno do ensino médio como um direito, em Mendoza, Argentina. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo qualitativo, com base em um grupo focal, no qual professores da área de ciências sociais da modalidade de jovens e adultos participaram. Entre os principais resultados, destacam-se uma série de categorias emergentes do grupo focal que se referem ao ensino médio como um direito: a presença dos alunos na escola como um desafio político pedagógico; a necessidade de fornecer conhecimento útil para a vida; a existência de uma “distância social” entre professores e alunos como cenário para a construção de projetos de vida; a necessidade de estar "preparados para que as coisas não corram" no caso dos professores; a criação de condições para o ensino e a aprendizagem; finalmente, a questão da integração da comunidad.

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Biografia do Autor

MERCEDES MOLINA GALARZA, Universidad Nacional de Cuyo

Investigadora Adjunta del Instituto de Ciencias Humanas, Sociales y Ambientales (INCIHUSA) del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) y docente de la Universidad Nacional de Cuyo, en Mendoza, Argentina. Licenciada en Sociología, Magíster en Ciencias Sociales con mención en Educación y Doctora en Ciencias Sociales.

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Publicado

2021-08-04

Como Citar

MOLINA GALARZA, M. . (2021). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONCEBIDA COMO UM DIREITO: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (47), 59–82. https://doi.org/10.26694/les.v0i47.12105

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