AÇÕES POLÍTICAS E REGIME DE COLABORAÇÃO EM PROL DA BNCC: O TAL DO PACTO INTERFEDERATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3133

Palavras-chave:

BNCC, Políticas de Currículo, Ações políticas, Regime de colaboração, Pacto interfederativo

Resumo

Neste texto, focamos, especificamente, em discutir os movimentos políticos sobre a definição de Base Nacional Comum Curricular (BNCC) gerada desde que o MEC tornou público o debate nacional sobre o currículo da Educação Básica. Dedicamo-nos, assim, a entender as estratégias no regime de colaboração diante do caráter normativo do documento e interpretar as divergências de posicionamentos, assim como compreender o significado da ação que envolve o regime de colaboração presente no pacto interfederativo. Nosso argumento é o de que o discurso de participação coletiva tratou de legitimar a normatividade do documento e que as tomadas de decisões privilegiam a participação de especialistas e membros dos setores privados. Por isso, sugerimos no texto como base referencial de estudo pós-fundacional que, desde o processo de produção da BNCC, existe um movimento que visa articular sujeitos, instituições e a multiplicidade de pensamentos sobre a produção do campo curricular marcado pelas relações de poder e tensões entre demandas sociais, intenções e/ou acordos políticos.

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Biografia do Autor

Débora Barreiros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora docente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela Universidade Estácio de Sá, cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Maria Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora Pós-doc Júnior na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: santtosmaria.m@gmail.com.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Barreiros, D., & Santos, M. (2022). AÇÕES POLÍTICAS E REGIME DE COLABORAÇÃO EM PROL DA BNCC: O TAL DO PACTO INTERFEDERATIVO. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 196-218. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3133