A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: OS DIÁRIOS FORMATIVOS COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6090

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente, Coordenação pedagógica, Diários formativos

Resumo

O artigo versa sobre desenvolvimento profissional docente, sob o olhar e a atuação da Coordenação Pedagógica, por meio da produção de diários, com vistas à ressignificação da trajetória formativa. Desse modo, objetivou-se analisar a repercussão do desenvolvimento profissional docente na atuação das Coordenadoras Pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de Uruguaiana/RS. A metodologia de pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa e na pesquisa de cunho narrativo. Os instrumentos de levantamento de informações foram os diários de seis Coordenadoras Pedagógicas, produzidos em encontros mensais de formação continuada. A análise e a interpretação dos dados fundamentou-se na Análise Textual Discursiva (ATD), em que emergiram três categorias de análise: Prática Pedagógica, Currículo e Coordenação Pedagógica. Os resultados apontam que os Diários Formativos constituem-se em potencial formativo, uma vez que proporcionam a reflexão das Coordenadoras Pedagógicas, possibilitando novos olhares, novas percepções e mudanças acerca da atuação e da formação dessas profissionais.

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Biografia do Autor

Cristiane Gonçalves Hernandez, Professora da Rede Municipal de Ensino de Uruguaiana

Graduação em Letras Português e Inglês, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens, Universidade Franciscana (UFN). Professora da Rede Municipal de Ensino de Uruguaiana/RS. Atualmente, Coordenadora Pedagógica das Escolas da Rede. 

Fernanda Figueira Marquezan, Universidade Franciscana

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).Professora Adjunta da Universidade Franciscana (UFN). Atua Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL). Interesses de pesquisa incluem: formação de professores, políticas e gestão da educação básica e superior, e currículo e educação. Conta com publicação em  periódicos nacionais  indexados. É coordenadora o Projeto Interinstitucional Universidade Franciscana e Universidade Federal da Fronteira Sul sobre engajamento estudantil e prática pedagógicas inovadoras na Educação Superior. E-mail: fernandamarquezan@ufn.edu.br 

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Gonçalves Hernandez, C., & Figueira Marquezan, F. (2025). A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: OS DIÁRIOS FORMATIVOS COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(61), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6090

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