POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DO JORNALISMO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO: REGISTRO BASEADO EM OBSERVAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5738

Palavras-chave:

práticas educativas, jornalismo científico, Ensino Médio, observação docente

Resumo

Este artigo teve como objetivo registrar, por meio de observação docente, a utilização de reportagens de jornalismo científico como prática educativa escolar, conduzida no contexto do Ensino Médio de um colégio particular de médio porte no município de Sorocaba, interior de São Paulo. Tal procedimento se justifica pela necessidade de compreender como a utilização desse tipo de material didático complementar se dá nesse nível educacional, em comparação ao uso já registrado no Ensino Superior. Duas sessões de observação foram conduzidas: uma durante uma aula de Biologia e outra durante uma aula interdisciplinar de Itinerários Formativos, com foco em Geografia, Física, História e Mudanças Climáticas. Como resultado, destaca-se o potencial de utilização de reportagens baseadas nas Humanidades (sobre Educação, por exemplo), além daquelas baseadas nas ciências duras e/ou biológicas. Nenhuma das reportagens foi utilizada para demonstrar o método científico em funcionamento, como esperado; em vez disso, os docentes se utilizaram das reportagens jornalísticas para tecer relações entre teorias e conceitos pertinentes à respectiva disciplina e questões socialmente agudas do mundo contemporâneo, de acordo com seus próprios crivos pessoais de importância. Um dos principais achados deste estudo é a aparente confusão dos professores no que diz respeito à diferenciação entre artigos científicos e reportagens de divulgação científica. Também pareceu haver alguma dificuldade no processo de seleção de reportagens jornalísticas adequadas à temática da aula e aos objetivos educacionais planejados. Tais questões devem ser levadas em consideração em possíveis programas de aperfeiçoamento docente voltados à diversificação de materiais didáticos complementares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Caruso Profeta, Universidade de Sorocaba

Pós-doutor pela Universidade de São Paulo (USP). É doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso), mestre em Divulgação Científica e Cultural (Linguística) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialista em Gestão Estratégica pela Uniso e bacharel em Comunicação Social: Jornalismo também pela Uniso. Professor nos programas de pós-graduação em Educação (PPGE) e Comunicação e Cultura (PPGCC) da Uniso.  É autor do livro-reportagem em quadrinhos Projeto Hibakusha. Foi um dos dois autores internacionais selecionados para a coletânea Cow Creek Review de 2009/2010, publicada pela Pittsburg State University, nos EUA. 

Regina Maria Loreto de Oliveira, Colégio Ápice; Centro Estadual de Educação Tecnológica (Fatec)

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Pós -graduada pela Universidade Mackenzie em Psicopedagogia e graduada em Letras e Pedagogia pela PUC e Uninove. Ademais, tenho Certificado de Proficiência CAE e FCE pela Universidade de Cambridge. Atualmente ministro língua inglesa para Ensino Médio, Ensino Superior na Fatec e programa bilíngue. 

Referências

CARNEIRO, Alexandra. Sobre as práticas de observação docente - o uso de instrumentos de registo para a observação em parceria da sala de aula. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, v. 16, p. 55-79, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2016.3421. Acesso em: 10 mai. 2024.

CUNHA, R. B. Alfabetização científica ou letramento científico?: interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 68, jan-mar, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/cWsmkrWxxvcm9RFvvQBWm5s/?lang=pt. Acesso em: 10 mai. 2024.

FERREIRA, Edna Maria de Oliveira; TRAMALLINO, Carolina Paola; VITORINO, César Costa. Lectura de textos de divulgación científica en la enseñanza secundaria: un análisis de la práctica docente. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 28, n. 56, p. 1–28, 2024. DOI: 10.26694/rles.v28i56.4961. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/4961. Acesso em: 18 jul. 2024.

FERRÉS, Joan; PISCITELLI, Alejandro. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina, Juiz de Fora, v.9, n.1, 2015, p.1-16. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21183/11521. Acesso em 10 mai. 2024.

GOHN, M. G. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. São Paulo: Cortez, 1999.

HISSA, A.; BRASIL, J. B. Novo Ensino Médio e os itinerários Formativos: possibilidades para os multiletramentos? Revista Travessias Interativas, v. 13, n. 28, 2023. DOI: https://doi.org/10.51951/ti.v13i28.p7-26. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/18126. Acesso em: 10 mai. 2024.

MARANDINO, Martha. Faz sentido ainda propor a separação entre os termos educação formal, não formal e informal? Ciênc. Educ., Bauru, SP, v. 23, n. 4, p. 811-816, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320170030001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/cmjvH7v4mFZMsdjV5bWLJfM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 mai. 2024.

MARCONDES, Maria Inês. A observação nos estudos de sala de aula e do cotidiano escolar. In: MARCONDES, Maria Inês et al (orgs.). Metodologias e técnicas de pesquisa em Educação. Belém: EDUEPA, 2010.

OLIVEIRA, Isadora Caruso Fontana. Influência do Ácido Tânico no Envenenamento Grave por Venenos Ofídicos de Interesse Médico no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Universidade de Sorocaba, São Paulo, 2021.

PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio. Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/S97k6qQ6QxbyfyGZ5KysNqs/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 mai. 2024.

PROFETA, Guilherme Augusto Caruso Profeta. Práticas educativas voltadas ao letramento científico: mapeamento da utilização do jornalismo de CT&I como material didático numa universidade comunitária de São Paulo. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022031, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id4916. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4916. Acesso em: 10 mai. 2024.

PROFETA, Guilherme. Do museu à reportagem à sala de aula: a transposição didática de reportagens baseadas em fontes museológicas. Comunicação & Educação, v. 28, n. 2, p. 49-63, 2023. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v28i2p49-63. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212294. Acesso em: 10 mai. 2024.

PROFETA, Guilherme. Em publicação de Oxford, professor da Uniso explora relação entre Paulo Freire e a educação ambiental. Uniso Ciência/Science @ Uniso, Sorocaba-SP, v. 3, n. 6, p. 6-12, dez. 2020. Disponível em: https://uniso.br/unisociencia/r6/oxford-educacao-ambiental-paulo-freire.pdf. Acesso em: 10 mai. 2024.

REIGOTA, Marcos Antonio dos Santos. Environmental education in Brazil and the Influence of Paulo Freire. Oxford Research Encyclopedia of Education, v. abril, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://oxfordre.com/education/display/10.1093/acrefore/9780190264093.001.0001/acrefore-9780190264093-e-685. Acesso em: 10 mai. 2024.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.

ROBERSON, William. Peer Observation and Assessment of Teaching: A Resource Book for University Faculty, Administrators, and Students who Teach. El Paso: UTEP Center for Effective Teaching and Learning / Instructional Support Services, 2006. Disponível em: https://www.utep.edu/faculty-development/_Files/docs/utep_peer_observation_booklet.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.

TROMBETA, Edison. Opções para tratamento de acidentes ofídicos: dissertação da Uniso estuda tratamento alternativo para vítimas de acidentes com serpentes. Uniso Ciência/Science @ Uniso, Sorocaba-SP, v. 6, n. 11, p. 14-18, jun. 2023. Disponível em: https://uniso.br/unisociencia/r11/serpentes-acidente-ofidico.pdf. Acesso em: 10 mai. 2024.

UNISO CIÊNCIA até aqui. Uniso Ciência/Science @ Uniso, Sorocaba-SP, v. 5, n. 10, p. 6-11, dez. 2022. Disponível em: https://uniso.br/unisociencia/r10/pesquisa-pos-graduacao-pesquisa.pdf. Acesso em: 10 mai. 2024.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

Caruso Profeta, G. A., & Loreto de Oliveira, R. M. (2024). POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DO JORNALISMO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO: REGISTRO BASEADO EM OBSERVAÇÃO DOCENTE. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–26. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5738

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.