CURRÍCULO NARRATIVO EM GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5683

Palavras-chave:

Ensino de biologia, Currículo, Narrativa, Subjetividade

Resumo

O currículo do ensino de biologia é problematizado neste artigo como uma narrativa sobre sentidos de vida em um mundo complexo, em que estão presentes os temas de gênero e sexualidade. Objetivou-se analisar pistas conceituais sobre possibilidades curriculares a partir de um recorte de uma pesquisa de revisão sistemática da literatura sobre gênero e sexualidade no Ensino de Biologia no Brasil de 2015 a 2021. Foram selecionados cinco artigos, baseados em pesquisas empíricas, bibliográficas e documentais, cujos resultados ensejaram uma síntese de seus conceitos de currículo: praticante, flexível, contingente, cultural, mutável, sensível e conectado com as experiências cotidianas. As categorias de conversidade e conversação foram filtros para organizar uma síntese de possibilidades para enfrentamento das dificuldades, postas por movimentos reacionários, em se trabalhar gênero e sexualidade a partir do currículo da Educação Básica brasileira. Com isso, criaram-se argumentos-pistas para um currículo narrativo, não prescritivo, plural e inventivo que respeita os processos múltiplos de construção da ciência e de desenvolvimento do indivíduo na sociedade.

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Biografia do Autor

Marcos Felipe Gonçalves Maia, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação (UFPB). Bacharel em Biblioteconomia (UnB). Licenciado em Biologia (UFT). Professor de Ensino de Ciências e Biologia na Licenciatura em Pedagogia (UFT), Palmas, Tocantins. Universidade Federal do Tocantins, Quadra 109 norte, Avenida NS 15, Campus Universitário de Palmas, CEP 77001090. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8118-6211. E-mail: marcosmaia@uft.edu.br.

Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Currículo, Ensino e Política Educacional (MSU/USA). Professora Titular (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2947-5814

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Gonçalves Maia, M. F., & Pessoa de Carvalho, M. E. (2024). CURRÍCULO NARRATIVO EM GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–23. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5683

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