O POTENCIAL FORMATIVO DA PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5394

Palavras-chave:

Formação continuada, educação superior, pesquisa narrativa, reflexão sobre a experiência

Resumo

A reflexão sobre a experiência na formação continuada de docentes ingressantes na educação superior e a pesquisa narrativa constituem o foco prioritário de discussão desta investigação. Face a uma política educacional obscura e omissa, a educação superior sofre com o empresariamento que tem orientado os sistemas educacionais em escala mundial, o qual reverbera na institucionalização de programas formativos destinados aos docentes universitários. Considerando o cenário da institucionalização de ações formativas, questionamos qual o potencial formativo da investigação narrativa na formação continuada de docentes universitários? Desse modo, nosso objetivo foi refletir sobre o papel da pesquisa narrativa na formação continuada do docente universitário, analisando seu potencial formativo em acessar o conhecimento, necessidades e experiências dos docentes envolvidos. Tomando a pesquisa narrativa como fenômeno e método investigativo, aportamos narrativas de docentes universitários provenientes dos cenários brasileiro e espanhol, que evidenciaram, por meio da reflexão sobre suas experiências, a potencialidade da pesquisa narrativa na formação continuada de docentes universitários e nos permitiram concluir ser esta uma possibilidade formativa e emancipatória ímpar e necessária a orientar os programas formativos institucionalizados destinados ao docente universitário.

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Biografia do Autor

Mauro José de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação (PPGE/UFMT - 2023), com período sanduíche (PDSE/CAPES) na Universidad de Málaga (UMA), Espanha (2022/2023); Mestrado em Educação (UNITRI - 2001); Especialização em Ciência do Movimento (UFRGS - 1990) e Graduação em Educação Física (UFU - 1988). Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia desde 2018. Membro do grupo de estudos e pesquisas em política e formação docente - GEPForDoc/PPGE/UFMT/CAPES. Coordenou o projeto de extensão: Licenciaturas em Debate: formação continuada de docentes da UFMT/CUA e integrou o grupo de pesquisa: Pensar a prática na perspectiva da socialização profissional: diálogos entre a universidade e a escola. Área de concentração: Pesquisa narrativa, políticas públicas no contexto educacional e de formação de professores, didática e prática de ensino, metodologia do ensino de esportes coletivos, estágio supervisionado, metodologia da pesquisa.

Filomena Maria de Arruda Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Titular, Associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso , graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), Mestrado em Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995) , Doutorado em Educação (2003) e pós doutorado (2012) pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação-IE/UFMT (2006). Membro da Comissão de Avaliação trienal 2010 da área de Educação. Vice Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica (2015-2016). Vice Coordenadora da região Centro-Oeste no FEPAE (2019-2021).Coordenadora de Ensino de Graduação em Pedagogia (2015-2016). Vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/IE - PPGE-UFMT (2018- 2019). Atualmente é Editora da Revista de Educação Pública - REP - da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT (desde 2017). Representante da região Centro-Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica. Coordenadora do Fórum de editores da área de Educação da região Centro-Oeste no FEPAE (CO) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Membro da comissão Editorial da Revista Brasileira de Educação - RBE. Membro da comissão de organização de evento internacional - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. Membro do Comitê Científico no GT 08 da ANPED.Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc) - CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e aprendizagem profissional da docência, pesquisa narrativa e trabalho docente, educação infantil e educação superior.

José Ignacio Rivas Flores, Universidad de Málaga

Catedrático do departamento de Didática e Organização Escolar da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Málaga, Espanha. Diretor do Instituto Universitário de investigação em Formação de Profissionais da educação e criador do grupo de pesquisa ProCIE (Profesorado, Comunicación e Investigación Educativa).

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Publicado

2024-05-06

Como Citar

Souza, M. J. de, Monteiro, F. M. de A., & Flores, J. I. R. (2024). O POTENCIAL FORMATIVO DA PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5394

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