DO RISO DE NIETZSCHE E COMO É POSSÍVEL UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA ORIENTADA PELA DÚVIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4797

Palavras-chave:

riso, formação, dúvida, experiência, Nietzsche

Resumo

Neste artigo, propomos compreender o riso que habita a obra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, mais especificamente, em Zaratustra e A Gaia Ciência, como catalisador de uma experiência formativa, considerando seu potencial de pôr em dúvida as certezas, as verdades e as normatividades, abrindo espaço ao devir, ao novo, ao desconhecido. Propomos tratar este riso como uma força capaz de romper processos que tendem a nos solidificar ontologicamente, em nome de uma formação que nos eleve a capacidade de criação e transformação da realidade de que fazemos parte. Um riso que movimenta o trágico, e que pode nos fazer alçar voo, em nome de uma existência, em última instância, criadora.

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Biografia do Autor

Lúcia Hardt, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui Graduação em História pela Unisinos, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina( UFSC) . É líder do Grupo de pesquisa GRAFIA no qual coordena um sub: grupo: Bio-Grafia/Nietzsche. Integra o grupo Hermenêuticas da cultura, do mundo e educação como vice lider. Membro do Grupo SUR PAIDEIA que reúne pesquisadores do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade De Stuttgart/Alemanha no ano de 2019. Bolsista em produtividade em pesquisa-PQ-2

Stefania Peixer Lorenzini, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduada no curso de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Filosofia da Educação. Atualmente é Professora Substituta pelo MEN - UFSC.

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Publicado

2024-01-17

Como Citar

Hardt, L., & Lorenzini, S. P. . (2024). DO RISO DE NIETZSCHE E COMO É POSSÍVEL UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA ORIENTADA PELA DÚVIDA. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(56), 1–26. https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4797

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