IDEB/POLÍTICA DE AVALIAÇÃO E CONTROLE: ASPECTOS HISTÓRICOS, CONTRADIÇÕES E REVERBERAÇÕES NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4667

Palavras-chave:

Avaliação externa, Controle, IDEB, Pesquisa Educacional, Polìtica Educacional

Resumo

Este texto busca discutir a política de avaliação instituída a partir do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE que considerou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, como um mensurador de qualidade educacional, e como este reverbera no cotidiano escolar e das pesquisas educacionais no âmbito das universidades. Nesse sentido, incialmente buscou-se nos documentos oficiais a compreensão do modo como essa política foi gestada e implantada na educação brasileira; em seguida por meio das contribuições analíticas de Saviani (2009); Richter; Souza (2015); Freitas (2016); Bertagna; Melo (2020); e Richter Vieira (2021) procedeu-se uma discussão sobre os significados e implicações desse modelo de política nas escolas; e por fim, através de uma busca no indexador Redalyc selecionou-se os artigos publicados nos últimos 05 anos, na tentativa de compreender o modo como as pesquisas tem se apresentado no âmbito acadêmico. Como conclusão aponta-se que esse modelo de política tem trazido para a escola a responsabilização pelos resultados, fragmentação do trabalho didático pedagógico dos professores, mudanças no currículo, e, portanto, um distanciamento de um ensino emancipador, sendo substituído pela busca de resultados nos testes padronizados.

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Biografia do Autor

Darluce Andrade de Queiroz Muniz, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UFU. Mestra em Formação Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Educação Básica-DCIE/UESC. Professora da Educação Básica na Escola Comunitária São Boaventura, Canavieiras, Bahia, Brasil. E-mail: darluceaq@hotmail.com

Lyvia Fernanda Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UFU. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora de Educação Física na Rede Municipal de Educação de Uberlândia (RME/UDI), Minas Gerais, Brasil. E-mail: lyvialeal85@hotmail.com.

Marcelo Soares Pereira da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: marcelospsilva@hotmail.com 

Sabrina Bucci Rosa, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UFU. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo e da Secretaria Municipal de Educação de Franca/SP- Brasil. E-mail: sabrinabrosa15@gmail.com

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Andrade de Queiroz Muniz, D., Fernanda Leal, L. ., Silva, M. S. P. da ., & Bucci Rosa, S. (2024). IDEB/POLÍTICA DE AVALIAÇÃO E CONTROLE: ASPECTOS HISTÓRICOS, CONTRADIÇÕES E REVERBERAÇÕES NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–25. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4667