AGENDA 2030-ONU COMO ATO DE LINGUAGEM NEOLIBERAL: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E DESIGUALDADES SOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4165

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Desigualdade social, Agenda 2030-ONU, Educação de Qualidade

Resumo

O objetivo do estudo foi apresentar aspectos indiciários de que a Agenda 2030-ONU principalmente em seu Objetivo 4, que trata da Educação de Qualidade, está envolvida em valores e princípios neoliberais. É uma pesquisa qualitativa, de natureza básica, que fez uso da análise de discurso sobre o corpus, destacando-se a análise do conceito de qualidade como um dos objetivos da Agenda 2030-ONU. No artigo se trabalhou a partir das contribuições de Bauman (2015), com suas colocações sobre as desigualdades sociais e Bourdieu (1998, 2001), e os efeitos negativos relacionados à ofensiva neoliberal. Cita-se ainda, entre outros autores, Silva (2015, 2020) e Charlot (2013) no que se refere a uma melhor compreensão dos do neoliberalismo na educação pública, que tem em comum a discussão do conceito de qualidade na educação, enquanto o primeiro refere a qualidade total como neoliberal, o segundo altermundialista apresenta o conceito de qualidade não necessariamente neoliberalista. Baseando-se na fundamentação e posterior discussão, concluiu-se que o conceito de Educação de Qualidade contido na Agenda 2030-ONU é de natureza neoliberal, pretendendo formar empreendedores individuais ao enfatizar a matemática, engenharia e o conhecimento aplicado, incitando a concorrência e mais desigualdade entre as pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Manoel Sousa, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais. Universidade Feevale (FEEVALE). Pedagogo na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil. E-mail: mmsponto@gmail.com.

Saraí Patricia Schmidt, Universidade Feevale

Jornalista com Doutorado (2006) e Mestrado (1999) em Educação na linha dos Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente dos Programas de Pós-Graduação Processos e Manifestações Culturais e Inclusão Social e Diversidade Cultural da Universidade Feevale. Coordena o grupo Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura com diretório no CNPq e é co-fundadora da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências. Atualmente contemplada CNPq Universal (2021) e Fapergs Pesquisador Gaúcho (2021). Coordenadora do Convênio Educação Antidiscriminatória por meio da parceria da Universidade Feevale e a Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (2021- 2024). Desenvolve pesquisas sobre os temas mídia, educação, infâncias e discriminação na orientação de teses, dissertações, monografias e iniciação científica. Coordenadora do Comitê Científico (2018-2019/ 2020-2021 ) do GT Educação e Comunicação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, sendo coordenadora do GT (2016-2017) e vice-coordenadora (2014-2015). Atualmente integra o projeto de extensão Cidade Vida: Intervenção Urbana como Ato Comunicacional.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. A riqueza de poucos beneficia todos nós? 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

BAUMAN, Zygmunt. Sobre educação e juventude: conversas com Riccardo Mazzeo. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BOURDIEU, Pierre. Contrafogos 2: por um movimento social europeu. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

BOURDIEU, Pierre. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: Modos de organização. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

COSTA, Marisa V. A escola rouba a cena! Um início de conversa. In. COSTA, M. V. (Org.). A escola tem futuro? 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

GENTILI, Pablo; MCCOWAN, Tristan. Reinventar a escola pública: política nacional para um novo Brasil 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

ONU. Organização das Nações Unidas. Plataforma Agenda 2030 – acelerando as transformações para a Agenda 2030 no Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel Acesso em: 17 jan. 2023.

SACRISTÁN, José G. Por que nos importamos com a educação no futuro? In. IMBERNÓN, Francisco; JARAUTA, Beatriz. (Org.s). Pensando no futuro da educação: uma nova escola para o século XXII. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 11-18.

SACRISTÁN, José G. O que significa o currículo. In. SACRISTÁN, J. G. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre/RS: Penso, 2013. p. 16-35.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SILVA, Tomaz T. da. A “nova” direita e as transformações na pedagogia da política e na política da pedagogia. In. GENTILI, Pablo A. A; SILVA, Tomaz T. da. (Org.s). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 15. ed. Petrópolis, RJ:

Vozes, 2015. p. 11-30.

SILVA, Tomaz T. da. Currículo e identidade social: Territórios contestados. In. SILVA, Tomaz. T. da. Alienígenas na sala de aula (Org.). 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 185-201.

SILVA, Tomaz. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.

SOUZA, Patrícia de. A Agenda 2030 para a Educação: o fundo público a serviço do capital, 2022.

THERBORN, Göran et. al. A trama do neoliberalismo: mercado, crise e exclusão social. In. SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Org.s.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Sousa, M. M., & Schmidt, S. P. (2023). AGENDA 2030-ONU COMO ATO DE LINGUAGEM NEOLIBERAL: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E DESIGUALDADES SOCIAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 326–348. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4165

Artigos Semelhantes

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.