OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS BACHELARDIANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3957

Palavras-chave:

Construtivismo, Aprendizagem com significado, Conhecimento científico

Resumo

Este artigo tem como proposta promover discussões acerca dos obstáculos epistemológicos, refletindo sobre a formação dos professores que estão à disposição em um ensino técnico integrado, formado a partir de áreas técnicas. Importante frisar que a formação pedagógica de professores das áreas técnicas e tecnológicas ocorre de forma contínua, promovida pelo setor educacional das escolas. Perante essa realidade, desejamos ampliar as discussões sobre obstáculos epistemológicos bachelardianos no campo da formação de professores, com vistas para pressupostos do construtivismo aplicado desde a organização didática do professor. Neste sentido, nossa intenção foi buscar argumentos na tentativa de responder se os professores entendem a dificuldade de superação dos obstáculos epistemológicos bachelardianos, por parte dos alunos, como ponto de melhoria contínua da sua prática didático-pedagógica. Pautamo-nos em autores que trazem, em sua essência, os conceitos desenvolvidos por Gaston Bachelard, assim como a sua própria obra. Procuramos responder à questão deste manuscrito, mediante nossa perspectiva sobre a correlação Professor-Saber, quanto à necessidade de estudar os obstáculos, com vistas para o aperfeiçoamento de uma ação didático-pedagógica. Em nossa argumentação final, fica claro que a superação de obstáculos epistemológicos por parte dos alunos está atrelada à metodologia de trabalho do professor. Salientamos que o reconhecimento de obstáculos no processo de ensino e aprendizagem, permite ao professor criar ambiente escolar propício, em particular no Ensino Médio, para trabalhar o saber ensinado, com foco na eficiência de aprendizagem, seguindo pressupostos construtivistas tanto de Vygotsky quanto de Bachelard.

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Biografia do Autor

Elisângela Regina Selli Melz, Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Mestre em Educação UNOESC- Campus Joaçaba. Especialista em Matemática: Ensino Fundamental e Médio pela Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. Licenciada em Matemática UNOESC - Campus São Miguel do Oeste. Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul-SC. Tem experiência docente na área de Matemática do Ensino Médio, no Curso de Licenciatura em Matemática e em cursos de Formação Continuada de Professores, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem, educação, matemática básica.

Rodrigo Cardoso Costa, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Mestre em Engenharia pelo PPGE3M da UFRGS. Psicopedagogo Institucional pela UCB. Tecnólogo em Eletromecânica pela UNESC. Atualmente sou professor do Instituto Federal Catarinense. Área de concentração profissional: Fabricação Mecânica com ênfase em processos de soldagem, usinagem e material compósito em fibra de carbono.

Fernando Michelon Marques, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Chapecó

Possui Doutorado em Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2021), é Mestre em Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012), possui Especialização em Psicopedagogia pela ESUCRI (2010) e possui graduação em Tecnologia em Eletromecânica pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2004). Atualmente é professor de Nível Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina IFSC-Campus Chapecó. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Maquinas de Usinagem CNC, Convencionais e de Conformação, incluindo Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos Industriais. Desenvolve projetos de pesquisa na área de usinagem e engenharia de superfície.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Melz, E. R. S., Costa, R. C., & Marques, F. M. . (2023). OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS BACHELARDIANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 304–325. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3957

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