BIBLIOTECA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3923

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Educação infantil, Revisão sistemática de literatura

Resumo

O objetivo deste artigo é mapear produções científicas, nacionais e internacionais, sobre a Biblioteca Escolar nas instituições de Educação Infantil produzidas entre os anos de 1996 e 2021. Neste artigo, se realizou uma Revisão Sistemática de Literatura nas seguintes bases de dados: Catálogo de teses e dissertação da CAPES; BRAPCI; Portal de periódicos da CAPES; Web of Science; EBSCO; e SCOPUS. Foram selecionados para compor o corpus textual desta revisão artigos, dissertações e teses que resultaram em 27 publicações. A Literatura indica o valor intrínseco da Biblioteca Escolar para a criança desde a mais tenra idade. Os trabalhos encontrados apontaram para as potencialidades da Biblioteca Escolar no desenvolvimento de práticas que favorecem as habilidades de leitura e escrita na Educação Infantil, considerando os conceitos de alfabetização e letramento na primeira infância. Outro destaque encontrado na literatura refere-se à importância da família para o sucesso das atividades feitas pela biblioteca, sua participação deve ser ativa e consciente em prol do desenvolvimento da criança.

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Biografia do Autor

Marina Moreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda no curso de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2020). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2013). Graduação de Licenciatura em História (2018). Cursou a especialização em Metodologia do ensino de Filosofia, cursou especialização em Educação infantil - Práticas na sala de aula, cursou a especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Integra o grupo de pesquisa: Gestão, inovação, e financiamento da educação no âmbito das políticas e administração educacional brasileiro; e do Grupo de Pesquisa "Cultura Impressa e Digital. Trabalhou como professora de Educação Infantil no Município de Pato Branco, e auxiliar de biblioteca na Faculdade de Pato Branco. Atualmente é bolsista pelo programa de Demanda Social da Capes.

Gisela Eggert-Steindel, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da USP (2005). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992). Especialista em Informação Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/IBCT) (1986), com a graduação em Biblioteconomia e Documentação (UFSC, 1983). Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UDESC) e do do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação - Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação (UDESC). A partir de 2019 foi aprovada como professora voluntária em ambos os Programas. Entre 2017 e 2019 foi editora da Revista Linhas (PPGE/UDESC). Avaliadora de textos técnico-científicos em diferentes periódicos entre os quais cita-se: Educação Unisinos, Educar em Revista, Revista ACB (Florianópolis), Encontros Biblis, Transinformação entre outras. Na CAPES, no período (2014-2018) foi Coordenadora Adjunta Mestrado Profissional da Área Comunicação e Informação. Membro do Grupo de Pesquisa Cultura Impressa e Digital (GP Ci ? Di/ UDESC) e do Grupo de Pesquisa Biblioteca Pública (GPBP/UNIRIO): Reflexão e Prática. A formação e experiências no campo da Ciência da Informação e da Educação possibilitam desenvolver pesquisas e orientar estudantes de mestrado e doutorado nos temas que envolvem a História do livro e da leitura especialmente a história da biblioteca pública e escolar, sociedades literárias, livrarias e editoras sob o olhar da História Cultural.

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Publicado

2023-10-02

Como Citar

Moreira, M., & Eggert-Steindel, G. (2023). BIBLIOTECA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3923

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