A DESINFORMAÇÃO E OS DISCURSOS AUTORITÁRIOS: A DEMOCRACIA AMEAÇADA E O DESAFIO À EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3878

Palavras-chave:

Desinformação, Autoritarismo, Democracia, Educação

Resumo

O texto propõe uma reflexão sobre a desinformação enquanto pressuposto de veiculação de discursos autoritários com alto poder de sedução das novas gerações hiper conectadas. Hannah Arendt (2016a, 2016b,1989) analisou a comunicação política no nazismo e verificou a presença de mentiras, entre outras estratégias de manipulação em prol de um projeto autoritário. O exercício demonstrou que a análise das técnicas de comunicação política mostra-se eficiente na identificação e prevenção a ascensão de novos autocratas. No discurso “Aspectos do novo radicalismo de direita”, proferido aos estudantes da Universidade de Viena, Adorno (2020) apresenta a propaganda como um mecanismo eficaz de transformação de mentiras em verdades, explica seu funcionamento e os principais truques de manipulação amplamente utilizados pelos movimentos extremistas antidemocráticos. É de extrema importância a divulgação destes indicadores diante do início da digitalização da política, conforme nos atualiza a antropóloga Cesarino (2019, 2020 e 2021). A mesma nebulosidade que impede a diferenciação da verdade e da mentira nos novos espaços de comunicação política disfarça o discurso com potencial autoritário e se configura como risco à democracia e um grande desafio à educação das novas gerações. No sentido de contribuir com a reflexão, criamos uma tabela comparativa das principais técnicas de manipulação discursiva presentes no extremismo da década de 30 e a evolução destas estratégias em tempos de cibernética. Este recurso pretende servir de subsídio informativo para criação de estratégias didáticas para prevenção de novos extremismos e fortalecimento dos processos democráticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Grutzamann, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças, pelo Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Universidade de São Paulo. Professora da rede Jesuíta de Educação.

Flávia Schilling, Universidade de São Paulo

Professora Associada Sênior do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação. Livre Docente pela Faculdade de Educação da USP, Doutora em Sociologia pela FFLCH-USP. E-mail: flaviaischilling@gmail.com

Referências

ADORNO, T. W. Aspectos do novo radicalismo de direita. Trad. Felipe Catalani. São Paulo: Unesp, 2020.

ADORNO, T. W. Estudos sobre a personalidade autoritária. Editora Unesp, 2019.

AGUIAR, O. A. Veracidade e propaganda em Hannah Arendt. Cadernos de Ética e Filosofia Política 10, 1/2007a, p. 7-17.

AGUIAR, O. A. A política na sociedade do conhecimento. Trans/Form/Ação [online]. 2007b, v. 30, n. 1, pp. 11-24. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-31732007000100002 . Acesso em 1.03.22

ARENDT, H. Verdade e Política. In: Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2016a. Kindle version.

ARENDT, H. A Crise da Educação. In: Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2016b. Kindle version.

ARENDT, H. A propaganda totalitária. In: Origens do totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

BARRETO, I. Fake news. Anatomia da desinformação, discurso de ódio e erosão da democracia. São Paulo: ExpressaJur, 2022. Kindle version.

BENJAMIN, W. A Obra de arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica (Org. e Prefácio – Márcio Seligmann-Silva), Tradução: Gabriel Valladão Silva, 1ª Edição, Porto Alegre, RS: L&PM, 2013.

BUCCI, E. Pós-política e corrosão da verdade. Revista USP, (116), 19-30. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i116p19-30 Acesso em 10/10/2022

BUCCI, E. Existe democracia sem verdade factual? Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2019.

CARVALHO. José Sérgio Fonseca de. Política e educação em Hannah Arendt: distinções, relações e tensões. Educação e Sociedade. Jul-Set 2014 https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014122568 Acesso em 25/01/2022.

CESARINO, L. Como vencer uma eleição sem sair de casa: a ascensão do populismo digital no Brasi. Internet & Sociedade, v. 1, n. 1. Fev. 2020.

CESARINO, L. Identidade e representação no bolsonarismo. Corpo digital do rei, bivalência conservadorismo-neoliberalismo e pessoa fractal. Revista De Antropologia, 62(3), 530 – 557 (2019). https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2019.165232

CESARINO, L. As ideias voltaram ao lugar? temporalidades não lineares no neoliberalismo autoritário brasileiro e sua infraestrutura digital. Caderno CRH, 34, e021022. (2021). https://doi.org/10.9771/ccrh.v34i0.44377

GREEN, Bill; BIGUM, Chris. “Alienígenas na sala de aula”. In SILVA, Tomás Tadeu da. (org.) Alienígenas na sala de aula. Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, Ed. Vozes, 1995.

FUNDAÇÃO FHC. Como morrem as democracias? Por Steven Levitsky. YouTube, 08/08/2018. Disponível em: https://fundacaofhc.org.br/iniciativas/debates/como-morrem-as-democracias-por-steven-levitsky. Acesso em: 08/09/2022.

LEVITSKY, S; ZIBLATT, D. Como as democracias morrem. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar Editor Ltda., 2018. Kindle version.

LINZ, J. J. The Breakdown of Democratic Regimes: Crisis, Breakdown, and Reequilibration. London, The Johns Hopkins Press LTD., 1978

PINHEIRO, P. S.. Autoritarismo e transição. Revista USP, nº 45, 1991. https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/25547/27292 Acesso em 18/19/2022.

RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP. Unicamp, 2007.

SCHILLING, F.; ANGELUCCI, C. Conflitos, violências, injustiças na escola? Caminhos possíveis de uma escola justa. Cadernos de Pesquisa, v.46. n.161, p. 694-715, jul./set. 2016.

WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information disorder: Toward an interdisciplinar framework for research and policy making. Council of Europe Report DGI, 2017. Disponível em: https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-researc/168076277c. Acesso em: 17.04.2022.

ZIEMER, Gregor. Educazione alla morte Come si crea um nazista. Città Aperta Edizioni: Troina: 2006.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Grutzamann, L., & Schilling, F. (2023). A DESINFORMAÇÃO E OS DISCURSOS AUTORITÁRIOS: A DEMOCRACIA AMEAÇADA E O DESAFIO À EDUCAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 170–198. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3878

Artigos Semelhantes

<< < 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.