O ESTUDANTE PROTAGONISTA E RESPONSABILIZADO DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOB AS LENTES DA GOVERNAMENTALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3145

Palavras-chave:

Reforma Ensino Médio, Governamentalidade Neoliberal, Responsabilização, Protagonismo

Resumo

Este texto discute a emergência de um modelo de escolarização, no contexto neoliberal conservador brasileiro, que toma o estudante do ensino médio como um ‘empresário de si mesmo’, capaz de exercer ações para potencializar seu capital humano a partir de um protagonismo e de uma responsabilização na escolha de seu percurso formativo. As lentes teórico-metodológicas que guiam este trabalho têm o aporte dos Estudos Foucaultianos, sendo mobilizado para a problematização o conceito de ‘governamentalidade’, entendido como um regime de poder que conduz os comportamentos e governa as mentalidades numa determinada direção. A primeira parte do texto aborda os desdobramentos da governamentalidade neoliberal no domínio educacional, apontando-se para a centralidade ocupada pelos processos de educabilidade e subjetivação dentro da dimensão estratégica do neoliberalismo. A segunda parte mobiliza discursos presentes em diretrizes orientadoras da reforma do ensino médio no Estado do Rio Grande do Sul, sublinhando uma regularidade discursiva que projeta nos estudantes um protagonismo responsabilizado que advém dos valores e princípios do ethos neoliberal. A terceira parte aponta um entrelaçamento entre responsabilização individual e esteio familiar. Em um quadro cada vez mais drástico de precarização da vida e de recrudescimento de um neoliberalismo de face conservadora, quando o jovem, lançado no jogo das competividades fracassa, é a família que é acionada como “seguradora” para garantir a proteção que o Estado, também ele funcionando a partir da lógica empresarial, deixa de oferecer aos indivíduos.

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Biografia do Autor

Larissa Scotta, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq/UNISC Identidade e Diferença na Educação e do Observatório de Educação e Biopolítica - OEBIO. Possui Mestrado em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Licenciatura em Letras pela mesma instituição (2005). Atuou no Instituto Federal Rio Grande do Sul de agosto de 2009 a março de 2011 e, desde então, é servidora do Instituto Federal Farroupilha. Com experiência na área de Análise de Discurso, atualmente investiga as relações entre educação e a racionalidade neoliberal, buscando discutir os processos de educabilidade e de subjetivação da família no contexto de recrudescimento de um núcleo moral do neoliberalismo.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Scotta, L. (2022). O ESTUDANTE PROTAGONISTA E RESPONSABILIZADO DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOB AS LENTES DA GOVERNAMENTALIDADE. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 350–372. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3145

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