CLUBE DE LEITURA VIRTUAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3118

Palavras-chave:

ciência, tecnologia, compreensão leitora

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar o produto educacional “Clube de Leitura Virtual de Ficção Científica”, resultado da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, no Instituto Federal de Sergipe, cujo objetivo central foi apresentar aos profissionais envolvidos com o ensino, em espaços formais e não formais de educação, uma proposta de intervenção que contribuísse para a construção do letramento científico dos estudantes, tendo como ponto de ancoragem o desenvolvimento da compreensão leitora. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa dos dados, adotou-se uma pesquisa-ação como percurso metodológico. Os resultados obtidos por meio da análise dos dados sugerem que a proposta apresentada se configurou como viável, possível e, principalmente, propícia à construção do letramento científico dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Cecília de Oliveira Carrgosa, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFS). Doutoranda na Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil.  E-mail: marciaceciliasms@hotmail.com

José Osman dos Santos, Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Sergipe

Doutor em Tecnologia Nuclear (USP). Professor efetivo do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Sergipe (IFS), Lagarto, Sergipe, Brasil. E-mail: osman.santos@ifs.edu.br

Referências

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1978.

ASIMOV, Yudavich Isaac.. No mundo da ficção científica. Tradução de Thomaz Newlands Neto. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1984.

BAZZO, Walter Antonio. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da educação tecnológica. 4. ed. Florianópolis/SC: UFSC, 2014.

BRITO, Luíz Percival Leme. Inquietudes e Desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2012.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. Documento Orientador de APCN Área 46. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ensino1.pdf. Acesso em: 14 jun. 2016.

CHASSOT, Ático. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 8 ed. Ijuí: [s.n.], 2018.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 1977.

BRANDÃO, Pedro Ramos. Alan Turing: da necessidade do cálculo, a máquina de Turing até à computação. [online]. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/7683/1/8-. Acesso em: 19 maio 2021.

BRASIL, Ministério da Educação. Educação Profissional e Tecnológica (EPT). 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica. Acesso em: 24 maio 2021.

FISCHER, Ernest. A necessidade da arte. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987. 254 p.

FRIGOTTO, Galdêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 07 nov. 2019.

GLEISER, Marcelo. A ciência, o bem e o mal. Folha de S. Paulo. Disponível em: https://m.folha.uol.com.br/colunas/marcelogleiser/2013/. Acesso em: 19 maio 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE. Missão, Visão e Princípios Norteadores. 22 de setembro de 2016. Disponível em: http://www.ifs.edu.br/institucional/missao-visao-e-principios-norteadores. Acesso em: 24 maio 2021.

MOREIRA, Antônio Marcos. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 2011.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Revista Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n1/v13n1a05.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.

PINTO, Álvaro Vieira. O Conceito de Tecnologia. 1 vol. Rio de Janeiro: Contratempo, 2005.

ROBERTS, Alam. A verdadeira história da ficção científica: Do preconceito à conquista das massas. São Paulo: Seoman, 2018.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

TECHTUDO. Kahoot: como criar quiz e estudar com jogos. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2019. Acesso em: 18 maio 2021.

TECHTUDO. O que é Padlet? Veja como usar ferramenta para criar quadro virtual

Disponível em: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2020/. Acesso em: 18 maio 2021.

VASCONCELLOS, Celso dos S: Planejamento Projeto de Ensino - Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 7. Ed. São Paulo: Ladermos Libertad, 2000.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

de Oliveira Carrgosa, M. C., & dos Santos, J. O. (2022). CLUBE DE LEITURA VIRTUAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 426–450. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3118