O ENSINO REMOTO PARTICIPATIVO NA PÓS-GRADUAÇÃO: JOGOS COMO TEMÁTICA PARA DISCUTIR O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2967

Palavras-chave:

Educação à distância, Educação superior, Jogos pedagógicos, Tecnologia e educação

Resumo

Desde o início do isolamento social motivado pela pandemia de COVID-19 em 2020, o ensino remoto tornou-se necessário para a continuidade das atividades educativas de vários níveis de ensino no Brasil, tendo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como apoio para a interação e ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o presente estudo busca discutir como a criação de uma disciplina remota de jogos para o ensino de ciências permite desenvolver discussões sobre ciência e questões sociais de maneira participativa na pós-graduação. Para isso, são apresentados diferentes fatores necessários ao melhor aproveitamento das disciplinas em ambientes digitais, além de critérios utilizados para a organização prévia das ferramentas. Como resultado, são apresentados os materiais e ferramentas formulados, além de feedbacks dos cursistas da disciplina ministrada entre agosto e outubro de 2020. Dessa forma, o estudo permite apontar estratégias não apenas para o ensino remoto, mas também a importância dos jogos como fenômeno tecnológico e cultural, e que permitem discutir diferentes questões sociais.

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Biografia do Autor

Marcelle Pita-Carmo, Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Ciências (Educação, Difusão e Gestão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre pelo mesmo programa. Atua como docente da educação básica, na rede municipal de educação de Maricá. Pesquisa na área de acessibilidade e inclusão em museus de ciências.

Jéssica Barreto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcelo Vasconcellos, Fundação Oswaldo Cruz

Doutor em Ciências (Comunicação e Informação em Saúde), Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS). Tecnologista em Saúde Pública no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Geórgia Atella, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente no Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

Pita-Carmo, M., Barreto, J., Vasconcellos, M., & Atella, G. (2022). O ENSINO REMOTO PARTICIPATIVO NA PÓS-GRADUAÇÃO: JOGOS COMO TEMÁTICA PARA DISCUTIR O ENSINO DE CIÊNCIAS . Linguagens, Educação E Sociedade, 26(51), 268–298. https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2967

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