NA TEIA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: A PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DE TEMPOS PEDAGÓGICOS NAS PRÁTICAS DOS DOCENTES DO PROEITI - SEEDF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.2903

Palavras-chave:

Educação Integral versus PROEITI., Práticas docentes, Emancipação, Tempos das práticas

Resumo

O estudo em tela objetiva analisar o sentido da Educação Integral expresso a partir dos tempos necessários às práticas dos docentes do PROEITI (Programa de Educação Integral em Tempo Integral) de duas escolas públicas do DF (Distrito Federal). A metodologia, de natureza qualitativa, toma como método o Materialismo Histórico Dialético (MHD) delineando categorias, no ensejo de encontrar vestígios de emancipação da prática pedagógica. A pesquisa pauta-se pela Análise de Discurso Crítica para o tratamento dos dados. As conclusões apontam que os 8´Tempos (TE) das práticas necessárias ao docente do PROEITI desenha o que seja a totalidade do trabalho no exercício da formação integral do sujeito que está em uma escola de Educação Integral. Deste modo, quando há um planejamento humanizado, uma ação docente política, é possível haver formação emancipadora nas práticas docentes do PROEITI.

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Biografia do Autor

Simone da Conceição Rodrigues da Silva, Universidade de Brasília

Doutoranda em Direitos Humanos e Cidadania pelo PPGDH – (UnB). Mestre em Educação  pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) 2019; Licenciada em Pedagogia (2011); Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental pela UFG (2012); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Orientação Educacional (2013) e Professora servidora Pública da SEEDF. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docentes: formação, saberes e práticas - Geppesp

Otília Maria Alves da Nóbrega Dantas, Universidade de Brasília

Professora Associada da Universidade de Brasília/Faculdade de Educação. Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e PHD em Educação pela Universidade de Brasília sob a supervisão de Ilma Passos de Alencastro Veiga. Professora Permanente dos PPGE da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docentes: formação, saberes e práticas - Geppesp. Membro do Comitê de Ética na Pesquisa - CEP/UnB. Endereço Profissional: Universidade de Brasília, FACULDADE DE EDUCAÇÃO/MTC.

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

Rodrigues da Silva, S. da C. ., & Nóbrega Dantas, O. M. A. da . (2023). NA TEIA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: A PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DE TEMPOS PEDAGÓGICOS NAS PRÁTICAS DOS DOCENTES DO PROEITI - SEEDF. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(53), 7–34. https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.2903

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