A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UMA CRÍTICA EM TRÊS NÍVEIS

Autores

  • CELSO JOÃO FERRETTI

Palavras-chave:

Ensino Médio, Globalização, Diretrizes Curriculares

Resumo

Vários trabalhos têm sido produzidos recentemente sobre o assunto em virtude de sua relevância e das polêmicas que tem suscitado. Sem pretender ser original proponho-me examiná-lo enfocandoo principal, mas não exclusivamente, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para o Ensino Técnico, sob três aspectos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CELSO JOÃO FERRETTI

Pesquisador da Fundação Carlos Chagas e professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação da Universidade de Sorocaba?SP (Uniso).

Referências

BRASIL. CNE/CEB. 1998. Resolução 3/98: instituindo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília. MEC/CNE.

BRASIL. CNE/CEB. 1999. Resolução 4/99: introduzindo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Médio / Técnico. Brasília, MEC/CNE.

CEPAL/OREALC. 1992. Educación y conocimiento: eje de la transformación productiva com equidad. Santiago de Chile.

CUNHA, L. A. R. Ensino médio e ensino profissional: da fusão à exclusão, (mimeo)

DELUIZ, N. s/d. A globalização econômica c os desafios à formação profissional. (mimeo)

FERRETTI, C. J. 1993. Modernização tecnológica, qualificação profissional e o sistema público de ensino. São Paulo em Perspectiva, n. l. São Paulo, jan/mar, vol. 7, p. 84-91.

HIRATA, H. 1994. Da polarização das qualificações ao modelo de competência. In: FERRETTI, C. J. et al. (Orgs.) Novas tecnologias. trabalho e educação: um debate multidisciplinar. 1. ed.. Petrópolis: Vozes, p. 128-142.

IBARROLA, M. de. 1988. La política de formación para el trabajo: cuatro desafios para la investigación educativa. In: Orealc(Unesco). Enfoques y experiéncias sobre evaluación en educación de adultos. México, jan, p. 47-66 (Retalhos de papel, 17).

SAVIANI, D. 1998. Comentários sobre o parecer Diretrizes Nacionais para a Organização Curricular do Ensino Médio. (mimeo)

SILVA, T. T. da. 1994.A“nova” direita e as transformações na pedagogia da política e na política da pedagogia. In: GENTIL!, P.A.A c SILVA, T. T. (orgs.) Neoliberalismo, qualidade total e educação. Petrópolis: Vozes.

THUROW, I. 1993. La guerra dei siglo XXI. Buenos Aires. Vergara.

ZIBAS, D. M. L. s/d A definição das políticos para o ensino médio no marco do novo paradigma de conhecimento. (mimeo).

Downloads

Publicado

2003-06-15

Como Citar

FERRETTI, C. J. . (2003). A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UMA CRÍTICA EM TRÊS NÍVEIS. Linguagens, Educação E Sociedade, (09), 41–49. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1597

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.