UM LUGAR PARA SER CRIANÇA – REPENSANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • CAROLINE MACHADO CORTELINI
  • CLAITON JOSÉ GRABAUSKA

Palavras-chave:

Infância, Educação e Cidadania

Resumo

O entendimento que temos da infância muda a cada tempo histórico e em cada contexto social. Atualmente prepondera a compreensão de que a infância é uma etapa da vida com suas peculiaridades e que a criança tem, pela sua condição, direito de viver essa fase e ser protegida, amparada, cuidada e educada. No entanto, temos uma multiplicidade de elementos culturais e sociais que vão interferir no modo de ser criança e viver a infância. Isso determina a coexistência de diversas infâncias, dentre elas uma infância cidadã ou infância de direitos - afirmada pela legislação; uma infância destituída de direitos e proteção - crianças que não têm acesso à escola, são vítimas de violência e obrigadas ao trabalho infantil; outra infância protegida e até superprotegida pelos pais ou responsáveis; dentre outras.

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Biografia do Autor

CAROLINE MACHADO CORTELINI

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – CE/UFSM.

CLAITON JOSÉ GRABAUSKA

Professor Doutor - Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Departamento de Metodologia de Ensino – CE/UFSM.

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Publicado

2003-06-15

Como Citar

MACHADO CORTELINI, C. ., & GRABAUSKA, C. J. . (2003). UM LUGAR PARA SER CRIANÇA – REPENSANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Linguagens, Educação E Sociedade, (09), 03–10. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1593

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