VIOLÊNCIAS EM ESCOLAS DE TERESINA

Autores

  • MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
  • VILMA DIAS DE ARAUJO

Palavras-chave:

Juventude, violências, escola, direitos humanos e cidadania

Resumo

Este artigo discute a problemática Violências nas Escolas como parte dos resultados da pesquisa "Violências, Práticas Pedagógicas e Movimentos Contra-Violência em Escolas da Rede Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Teresina e Timon", realizada em 23 escolas desta capital e 02 de Timon - MA, na qual foram abordados docentes, diretoras(es), discentes, funcionário(as) e mães/pais de alunas(os); desenvolvidas observações dentro da escola e no seu entorno e consulta a documentos oficiais. Dentre os resultados, destaca-se a constatação de que autores e vítimas de violências em escolas são, em sua maioria, jovens, sendo os tipos de violência mais freqüentes: moral, física, sexual, político-ética e depredação do patrimônio público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI.

VILMA DIAS DE ARAUJO

Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI (Mestrado).

Referências

ABRAMOVAY, Miriam et al.Escolas de paz. Brasília: UNESCO, Governo do Estado do Rio de Janeiro / Secretaria de Estado da Educação, Universidade do Rio de Janeiro, 2001.

ADORNO, Sérgio. Violência, um retrato em branco e preto. São Paulo: FDE, 1994. (Série idéias; nº 21).

ARAÚJO, V. D. ; BOMFIM, M. do C. A do. O futuro de crianças e adolescentes nas ruas de Teresina: representações x perspectivas. Teresina (texto digitado). Trabalho de Iniciação Científica - PIBIC/ CNPq/UFPI, 2000.

CARLSSON, Ulla; FEILITZEN, Cecília von. A criança e a violência na mídia. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber. Elementos para uma teoria. Trad. Bruno Magne. Porto Alegre - RS:Artes Médicas, 2000.

COLOMBIER, Claire; MANGEL, Gilbert; PERDRIAULT, Marguerite. A violência na escola. 2. ed. São Paulo: Summus, 1989.

DAMASCENO, Maria Nobre; MATOS, Kelma Socorro L. de; VASCONCELOS, José Gerardo (Orgs.). Trajetórias da juventude. Fortaleza: LCR, 2001.

FERREIRA, Dalva Maria Macedo. Juventude, violência e políticas públicas: entre o direito e a (in)justiça institucionalizada. Tese (Doutoramento). PUC / SP, 2003.

FRONTANA, Isabel. C. R. C. Crianças e adolescentes nas ruas de São Paulo. São Paulo: Cortez, 1997.

GRACIANI,M. Stela. S.Pedagogia social de rua: análise de uma experiência vivida. São Paulo:Cortez, 1997.

GUIMARÃES, Áurea M.A. Dinâmica da violência escolar. Conflito e ambigüidade. Campinas - SP: AutoresAssociados, 1996.

LANTERMAN, Ilana. Violência e incivilidade na escola: nem vítimas, nem culpados. Florianópolis - SC: Letras Contemporâneas, 2000.

LEVISKY, David Léo (Org.). Adolescência pelos caminhos da violência. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.

LIMA, Antônia Jesuíta; SANTOS, Maria das Graças. Estudo sobre a realidade da criança e do adolescente em situação de rua em Teresina-Piauí. Teresina, Relatório de Pesquisa, 2003.

MACIÁ, Diego.A.Drogas: conhecer e educar para prevenir.Trad.Mônica Stael. São Paulo: Scipione, 2000.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

ALVES DO BOMFIM, M. D. C. ., & DIAS DE ARAUJO, V. . (2004). VIOLÊNCIAS EM ESCOLAS DE TERESINA. Linguagens, Educação E Sociedade, (11), 50–57. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1581

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 23 24 25 26 27 28 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)