RELAÇÕES DA DIDÁTICA COM AS PEDAGOGIAS DIRETIVAS E NÃO-DIRETIVAS

Autores

  • MARLÉCIO M. DA SILVA CUNHA Universidade Estadual de Alagoas

Palavras-chave:

Didática, tendências pedagógicas brasileiras, diretividade

Resumo

Este artigo discute relações entre a Didática e as chamadas pedagogias “diretivas” e “não-diretivas”. Analisa o histórico da Didática diante de diferentes tendências pedagógicas brasileiras, focalizando seus pressupostos e procedimentos frente às orientações diretivas e nãodiretivas de tais tendências pedagógicas. Conclui que, mais que a existência de pedagogias propriamente diretivas ou não-diretivas, ocorrem níveis variados de diretividade e não-diretividade em qualquer tendência pedagógica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARLÉCIO M. DA SILVA CUNHA, Universidade Estadual de Alagoas

Professor Auxiliar (área de Didática) da Fundação, Universidade Estadual de Alagoas, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPB

Referências

CANDAU, Vera Maria Ferrão. A Didática e a formação de educadores – da exaltação à negação: a busca da relevância. In: ______. (Org.). A Didática em questão. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1985. p. 12-22.

______. Da Didática fundamental ao fundamental da Didática. In: OLIVEIRA, Maria Rita N. S. de; ANDRÉ, Marli Eliza D. A. (Orgs.). Alternativas do ensino de Didática. Campinas:Papirus, 1997.

KENSKI, Vani Moreira. Avaliação da Aprendizagem. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Repensando a Didática. 20. ed. Campinas: Papirus, 2003. p. 131-144.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

PIMENTA, Selma Garrido. Para uma re-significação da Didática. In: ______ (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997a. p. 19-76.

______. A Didática como mediação na construção da identidade do professor – uma experiência de ensino e pesquisa na licenciatura. In: OLIVEIRA, Maria Rita N. S. de; ANDRÉ, Marli Eliza D. A. (Orgs.). Alternativas do ensino de Didática. Campinas: Papirus, 1997b.

RAYS, Oswaldo Alonso. A questão da metodologia do ensino na Didática Escolar. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Repensando a Didática. 20. ed. Campinas: Papirus, 2003. p.83-95.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Da possibilidade do estatuto científico da Didática: um olhar filosófico. In: CATAPAN, Araci Hack (Coord.). VIII ENDIPE – Formação e Profissionalização do Educador. Anais... vol. II. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 1996. p. 63-71.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de Didática. 3. ed. Campinas: Papirus, 1994.

______. Didática: uma retrospectiva histórica. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Repensando a Didática. 20. ed. Campinas: Papirus, 2003. p.25-40

Downloads

Publicado

2005-06-15

Como Citar

DA SILVA CUNHA, M. M. . (2005). RELAÇÕES DA DIDÁTICA COM AS PEDAGOGIAS DIRETIVAS E NÃO-DIRETIVAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (12), 39–44. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1570

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.