OS IMPACTOS DO PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NA PRÁTICA DO PROFESSOR EGRESSO DO PÓLO BODOCÓ

Autores

  • MARIA AUXILIADORA GOMES DE SOUZA

Palavras-chave:

Pedagogia, egressos, impactos

Resumo

O estudo descreve e analisa a prática pedagógica dos Egressos do Programa Especial de Graduação em Pedagogia – PROGRAPE e seus impactos no Pólo Bodocó – PE. A investigação, que envolveu professores, diretores, coordenadores, tutores e o secretário de educação do município para apreender as suas representações sobre esse assunto, foi baseada numa abordagem qualitativa e num estudo de campo exploratório. Os dados foram coletados através de observação, análise documental, entrevistas semi-estruturadas, diário de campo e depoimentos dos memoriais. Percebem-se mudanças concretas na prática do professor e, ao mesmo tempo, constatam-se limitações possivelmente explicáveis tanto por sua formação anterior como pelo tipo de cultura de cooperação existente em muitas escolas onde os atores envolvidos no processo desempenham suas funções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA AUXILIADORA GOMES DE SOUZA

Professora da Universidade de Pernambuco, Faculdade de Formação de Professores de Petrolina

Referências

FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.

MACHADO, Nilson José. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras, 2001.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus,1997.

PERRENOUD, Philippe. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

THURLER, M.G. Relations professionnelles et culture des établissements scolaires: au-delà du culte de l’individualisme? Revue Francaise de Pédagogie, Paris, n. 109, p. 19-39, oct./nov./déc. 1994.

ZARIFIAN, Philippe. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.

Downloads

Publicado

2005-06-15

Como Citar

GOMES DE SOUZA, M. A. . (2005). OS IMPACTOS DO PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NA PRÁTICA DO PROFESSOR EGRESSO DO PÓLO BODOCÓ. Linguagens, Educação E Sociedade, (12), 05–12. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1567

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.