O PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE (PQD): UMA ABORDAGEM PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM SERVIÇO

Autores

  • MIGUEL ANDRÉ BERGER

Palavras-chave:

Formação do professor, Ensino superior, Construção de saberes

Resumo

O presente artigo analisa o Projeto de Qualificação Docente (PQD), um dos projetos desenvolvidos pela Universidade Federal de Sergipe em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, visando à qualificação de professores militantes em escolas públicas no interior do Estado. Os alunos egressos do Projeto de Qualificação Docente (versão I e II) foram contatados através da aplicação de um questionário. As contribuições teóricas de Selma Pimenta e Maurice Tardi embasaram esse estudo. Os egressos amostrados avaliaram positivamente o projeto por proporcionar formação em nível superior, valorizando os saberes experienciais e os momentos de reflexão e redimensionamento do trabalho pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MIGUEL ANDRÉ BERGER

Doutor em Educação. Docente do Departamento de Educação e Núcleo de Pós-Graduação em Educação da UFS

Referências

HURTADO, S. G.; NAVIA, C. N. Avaliação dos estudantes universitários. In: SOUZA, E.C. B. de. Acompanhamento e avaliação de alunos. V. 4. Curso de Especialização em Avaliação à Distância. UnB, Universidade de Brasília. Brasília, 1997.

MARSH, H. J.; OVERALL, J. V. Long-Term stabillity of student´s evaluation: a note on Feldman's consisteny, & variability among college students in mating thein teachers and courses. Research in Higler Education, v.10, n.2, p.129-147, 1979.

NASCIMENTO, M. das G. A formação continuada dos professores: modelos, dimensões e problemática. In: CANDAU, V. M. (Org.). Magistério: construção cotidiana. etrópolis, RJ: Vozes, 1997.

PIMENTA, Selma G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividades docentes. São Paulo: Cortez, 1999.

SILVA, R. C. O Projeto SOMEM como alternativa de política pública em educação para a expansão do ensino médio em Sergipe: um estudo de caso.Dissertação (Mestrado em Educação). São Cristóvão, Programa de Mestrado em Educação da UFS, 2004

TARDIF. M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis:Vozes, 2002.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Projeto de Qualificação Docente (Processo 007189/96-79). São Cristóvão - SE, 1996.

Downloads

Publicado

2006-12-15

Como Citar

BERGER, M. A. . (2006). O PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE (PQD): UMA ABORDAGEM PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM SERVIÇO. Linguagens, Educação E Sociedade, (15), 09–17. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1546

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.