IMPRENSA E MEMÓRIA: uma campanha de adoção de crianças cariocas pelo Jornal do Brasil nos anos de 1959-1960
Palavras-chave:
Memória, Imprensa, Fotografia, Crianças, AdoçãoResumo
Este texto tem o objetivo interrogar as fotografias e reportagens divulgadas pelo Jornal do Brasil, nos anos de 1959-1960, como parte de uma Campanha de incentivo a adoção de crianças órfãos do Rio de Janeiro. Buscamos realizar uma leitura das imagens relacionando texto, título e legenda, visando recuperar o contexto de construção das narrativas do cotidiano que nortearam as notícias e fotografias privilegiadas.
Downloads
Referências
ECO, Umberto. Cinco escritos morais. Rio de Janeiro: Record, 2002
FALEIROS, Vicente de Paula. Infância e processo político no Brasil. In: PILOTTI, Francisco; RIZZINI, Irene. A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência a infância no Brasil. Rio de Janeiro: EdUSU, 1995. p. 47-98.
JORNAL DO BRASIL. Dezembro de 1959 a março de 1960.
LATTMAN-WELTMAN, Fernando. Mídia e transição democrática. In: ABREU, Alzira et al. Mídia e política no Brasil: jornalismo e ficção. Rio de Janeiro: EdFGV, 2003.
MULLER, Tânia Mara Pedroso. A fotografia como instrumento e objeto de pesquisa: imagens da imprensa e do Estado do cotidiano de crianças e adolescentes do Serviço de Asistencia ao Menor (SAM) 1959-1961. Tese se Doutorado. UERJ. PROPEd, 2006.
RIZZINI, Irene. O século perdido: raízes históricas das políticas públicas para a infância no Brasil. Rio de Janeiro: EdUSU, 1997.
RIZZINI, Irma. Assistência à infância no Brasil: uma análise de sua construção. Rio de Janeiro: EdUSU, 1993.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.