A RENOVAÇÃO DIDÁTICA DA ESCOLA SECUNDÁRIA BRASILEIRA NOS ANOS 60

Autores

  • ROSA FÁTIMA DE SOUZA Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Manuais de didática, História do ensino secundário, Formação do professor secundário, História do ensino de didática, Renovação pedagógica do ensino secundário

Resumo

Este texto problematiza a renovação didática da escola secundária brasileira na década de 60 do século XX tomando como objeto de análise uma das mais significativas expressões desse movimento, isto é o manual didático A Escola Secundária Moderna – organização, métodos e processos (1962) de Lauro de Oliveira Lima amplamente utilizado no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, nas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras, nas escolas normais e nos cursos e seminários promovidos pelo Ministério da Educação e Cultura através da Campanha de Desenvolvimento do Ensino Secundário (CADES). Concebido como um guia prático para os educadores empenhados na renovação pedagógica da escola secundária brasileira, este manual foi elaborado compreendendo os mais diversos aspectos da organização do trabalho escolar - o currículo, o planejamento de ensino, a disciplina, os métodos didáticos, as máquinas de aprender (ensino programado), os métodos de motivação dos alunos, a orientação da aprendizagem e como utilizar os instrumentos de verificação do rendimento escolar (como orientar as provas e exames, julgar e dar notas). Assim, fundamentado no movimento renovador e na epistemologia genética de Jean Piaget, o manual buscava formar o bom professor mediante a prescrição de práticas inovadoras reagindo à tradição retórica e literária predominante na escola secundária e à rigidez disciplinar e do sistema de avaliação. Nesse sentido, ele adequava-se perfeitamente às novas tendências de flexibilização da cultura do ensino secundário, cuja reestruturação adotada a partir da década de 1960, buscava ajustá-lo às necessidades do desenvolvimento nacional mediante a adoção dos princípios da diversificação e da especialização adequados para a formação dos adolescentes para a gama de ocupações existentes em uma sociedade industrial e urbana em que se verificava o emprego, cada vez maior, da tecnologia.

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Biografia do Autor

ROSA FÁTIMA DE SOUZA, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação, Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara. 

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Publicado

2008-06-15

Como Citar

DE SOUZA, R. F. . (2008). A RENOVAÇÃO DIDÁTICA DA ESCOLA SECUNDÁRIA BRASILEIRA NOS ANOS 60. Linguagens, Educação E Sociedade, (18), 142–156. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1536

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