A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO EM ECONOMIA DOMÉSTICA NOS SÉCULOS XVIII E XIX: conhecimento e profissão
Palavras-chave:
Economia Doméstica, Conhecimento, Profissão-trabalho-educaçãoResumo
O referido artigo tem como objetivo retratar melhor a história da formação em Economia Doméstica nos séculos XVIII e XIX em função do campo do conhecimento e profissional, partindo em princípio da sua origem, evolução, sua função escolar e familiar e na produção/reprodução no mercado de trabalho. Para tanto, será apresentado o surgimento e origem, como também o real papel na Escola, Família e na sociedade, por fim será resgatado o profissional de Economia Doméstica no campo histórico do ensino técnico e superior e sua atuação no campo produtivo, reprodutor e no mercado de trabalho. Sendo utilizadas fontes primárias e secundárias, jornais, dados coletados, revista, leis e decreto da área.
Downloads
Referências
BERTELLI, L.G. Os profissionais do século XXI. São Paulo: Folha de São Paulo, [20- ?].
BOURDIEU, P, 1930-2002. Os usos da ciência por uma sociologia clinica do campo científico. São Paulo: EdUNESP, 2004.
CAMARGO, M.A.J.G. de. “Coisas Velhas”: um percurso de investigação sobre cultura escolar (1928-1958): São Paulo: Editora EdUNESP, 2000.
CEBOTAREV, E; MARQUES, N. Economia e Economia Familiar. In: ______. “ Economia Familiar”. Viçosa: Editora Universitária, 1996.
COMBES, D.; HAICAULT, M. Produção e Reprodução - Relações Sociais de Sexos e de classes. In: KARTCHEVSKY - BULPORT, A. et. al. (Org). “o SEXO DO Trabalho”. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
SAVIANI, D. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Asociados, 2004.
SCHWATZMAN, S; BOMENY, H.M.B; COSTA, V.M.R. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
VALENÇA, C.A. Entre livros e agulhas: representações da cultura escolar feminina na Escola Normal em Aracaju. 1871-1931. Aracaju: Nossa Gráfica, 2005.