O ATENEU NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-EDUCACIONAL BRASILEIRA DO SÉCULO XIX
Palavras-chave:
Ateneu, História, Educação, LiteraturaResumo
Este artigo que tem por finalidade problematizar o projeto pedagógico e educativo brasileiro, a partir do livro O Ateneu, de Raul Pompéia, pois nele se observa as concepções de professor, de escola, de pedagogia, de disciplina e de currículo. É em torno dessas categorias que a trama ficcional da obra se desenvolve e revela, pelo menos em parte, o cenário educacional do final do século XIX no Brasil. São estes aspectos histórico-educacionais que o presente estudo procura salientar, recorrendo para tanto, à Literatura, como fonte principal da análise realizada, para discutir à luz da História da Educação O Ateneu, uma escolaficção.
Downloads
Referências
ABDALA JR. Benjamim; CAMPEDELLI, Samira Yusef. Tempos de Literatura Brasileira. São Paulo: Ática, 1986.
ALVES, Gilberto Luiz. O Pensamento Burguês no Seminário de Olinda - 1800-1836. Ibitinga (SP): Humanidades. 1993.
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Coltrix, s/d.
BUFFA, Ester e Paolo NOSELLA. Industrialização e educação: a Escola Profissional de São Carlos, 1932-1971. São Carlos (SP), UFSCar, 1998.
__________. Schola Mater: A Antiga Escola Normal de São Carlos - 1911-1933. São Carlos (SP): EDUFSCar, 1996.
CANDIDO, Antônio e CASTELLO J. Aderaldo. Presença da Literatura brasileira. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1966.
CANDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: Nacional, 1976.
CARVALHO, José Murilo de. O Rio de Janeiro e a República. Revista Brasileira de História. São Paulo, n. 8-9, 1985.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Instrução Elementar no século XIX. In: TEIXEIRA, Eliane Marta; FARIA FILHO, Luciano Mendes de: VEIGA, Cytia Greive (Orgs). 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
HEREDIA, José López. Matéria e forma narrativa de O Ateneu. Brasília/São Paulo: INL/Quiron, 1979.
HOBSBAWN, E. A era do Capital: 1848-1875. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
HOSIASSON Laura. Disciplina e Indisciplinas no Ateneu. In: PERRONE-MOISÉS, Leyla (Org). Ateneu: retórica e paixão. São Paulo: Brasiliense/EduSP1988.
MARTINS, Wilson. História da Inteligência brasileira. São Paulo: Cultrix, 1980.
MATTOS, Ilmar Rohloff. O Tempo Saquarema: a formação do Estado Imperial. Rio de Janeiro: Access, 1994.
MENESES, Maria Cristina (Org). Educação, Memória, História: possibilidades, leituras. Campinas (SP), Mercado das Letras, 2004.
PECHMAN, Sérgio e FRTSCH, Lilian. A Reforma Urbana e seu Avesso: algumas considerações a propósito da modernização do Distrito Federal na virada do século.Revista Brasileira de História, São Paulo, n. 8-9, 1985.
PEREIRA, Lúcia Miguel. História da literatura brasileira: posa de ficção: de 1870 a 1920. São Paulo: EduSP, 1988.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. O mundo como texto: leituras da História e da Literatura. História da Educação/ASPHE. (Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação) FaE/UFPel. N.14 (setembro 2003) – Pelotas: EdUFPel – semestral.
POMPÉIA, Raul. O Ateneu. São Paulo: Ática, 1990.