VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: FENÔMENO QUE VAI ALÉM DE SITUAÇÕES-LIMITE EXPRESSAS EM MANCHESTES DE JORNAL
Palavras-chave:
Escola Pública, Violência, Violência Urbana, Violência nas Escolas, Serviço SocialResumo
Desenvolvemos no presente artigo reflexões sobre o fenômeno da violência, em particular, a violência urbana que se materializa no contexto escolar. Consideramos a violência nas escolas como um fenômeno complexo que perpassa as situações-limite expressas em manchetes de jornal, que na maioria das vezes culpabilizam jovens e adolescentes pelo caos que a escola pública se encontra. Entendemos que este fenômeno decorre de outros tipos de violência, em especial, da violência estrutural, que é inerente ao modo de produção capitalista. Consideramos também a política econômica neoliberal como uma forma de violência que aumenta as disparidades sociais a medida que o estado se nega a garantir direitos sociais. As discussões deste artigo decorrem dos estudos desenvolvidos pelo projeto de pesquisa “Violência que atinge o cotidiano de escolas das periferias de Londrina/PR: identificações, reflexões e mediações”, o qual tem como objetivo, identificar as diferentes formas de violência que se materializam em escolas públicas. Com a revisão bibliográfica sobre o tema e as visitas em escolas, já pudemos observar que as expressões da questão social fazem com que a escola seja uma instituição suscetível à materialização de ações e re-ações violentas, portanto, os discursos que culpabilizam jovens e adolescentes de forma unilateral, não podem resultar na busca de alternativas para diminuição da violência, mas sim, em aumento de repressão, violação dos direitos humanos e ausência de reflexão crítica.
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